2023/11/23

Tesla passa bancos aquecidos para subscrição?

Depois da BMW e Mercedes, é a Tesla que parece estar interessada em seguir pelo caminho das funcionalidades como bancos aquecidos disponíveis via subscrição.

O firmware 2023.38.8 traz referências a bancos dianteiros aquecidos activados através de subscrição, assim com o das escovas dos pára-brisas aquecidas (não são as escovas aquecidas em si, mas sim elementos de aquecimento no vidro, na posição das escovas, útil nos países com neve e gelo).

A medida parece fazer parte de um plano de transferir funcionalidades sazonais - como estas de aquecimento que serão usadas unicamente nos meses de inverno - para uma subscrição que os clientes activem apenas durante os meses em que forem necessárias. No entanto, é uma proposta que continua a ser bastante polémica, com muitos clientes a acharem ridículo terem que pagar uma subscrição continuada para usar algo que já está incluído no seu automóvel.

Também existem referências de que o Model Y Standard Range poderá ter a autonomia limitada, não pela capacidade real da bateria, mas sim por software - como forma de simplificar o processo de produção, usando sempre a mesma bateria - e eventualmente podendo ser dada a opção para que os clientes desbloqueiem a capacidade total mediante um pagamento adicional mais tarde.

Infelizmente, concorde-se ou não, esta parece ser uma tendência cada vez mais inevitável no sector automóvel (a Mercedes quer subscrição para virar rodas, e também para acelerações mais rápidas). Nada como demonstrar o que se pensa sobre isso, considerando cuidadosamente o carro que se compra e optando pelas marcas que (pelo menos por agora), ainda dispensem este tipo de pagamentos recorrentes para se poder usar as coisas fornecidas no veículo que se comprou.

2 comentários:

  1. Substituição por outro firmware, inspecção B e siga pra bingo é o que merecem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. neste momento parece ser a falta de firmwares alternativos ou capazes de ultrapassar estes "problemas", algo que os programas de bug bounty também ajudam a manter. Nestes casos parece que alterações ao hardware serão os hacks mais fazíveis

      Eliminar