Threads na Europa a 14 de Dezembro; UE aprova legislação sobre sistemas AI; Electrikhana TWO - o adeus a Ken Block; Tesla com visualização 3D do estacionamento e alerta de ângulo morto na actualização de final de ano; Tesla envia manual de "48 V" aos outros fabricantes de automóveis; ataque 5Ghoul afecta
centenas de smartphones 5G; ataque AutoSpill pode revelar passwords de gestores de passwords Android.
Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.
Beeper Mini volta a funcionar no iMessage
A saga do Beeper Mini e do acesso não oficial ao iMessage parece estar apenas no início. Depois da Apple ter cortado o acesso do Beeper ao iMessage, alegando questões de segurança, o Beeper - tal como tinha prometido - está de regresso.A diferença é que por agora o uso do serviço, que antes precisava apenas do número do telefone, passa a estar dependente da criação de uma conta Apple para que as mensagens iMessage sejam enviadas usando o email como identificador. Mas isso é algo que os criadores do Beeper dizem estar a resolver para que volte a bastar apenas o número de telefone. Por outro lado, e para que os utilizadores não se sintam enganados no meio da inevitável luta que se irá seguir, o serviço passa a ser gratuito, o que certamente também irá ajudar a angariar ainda mais utilizadores, aumentando a pressão sobre a Apple.
FTC alerta para QR Codes maliciosos
A FTC (Federal Trade Commission) norte-americana emitiu um alerta a propósito dos códigos QR que, goste-se ou não, se tornaram comuns na nossa sociedade.Os QR Codes podem ser usados em coisas tão banais como ementas de restaurantes, para direccionar para apps de lojas, ou serviços; mas a sua proliferação também tem feito com que sejam usados por atacantes para redireccionar pessoas para sites maliciosos que poderão roubar os seus dados ou fazê-los gastar dinheiro em serviços indesejados.
Como tal, quando se vê um QR Code na rua (ou em qualquer outro local), não se deve assumir que seja seguro - pelo contrário, há que trata-lo com a mesma dose de "desconfiança saudável" que se deve aplicar a links recebidos via SMS ou email de fontes desconhecidas.
Microsoft Edge Copilot AI não resume vídeos sem legendas
Depois de se ter descoberto que o vídeo de demonstração do Gemini da Google não ter sido feito de forma realista, descobre-se que também a MS tem estado a promover funcionalidades do Copilot AI que não são bem aquilo que aparentam ser. A sua suposta capacidade de resumir vídeos acaba por ser bem mais "banal", pois só funciona em vídeos com legendas - e como tal, acaba por ser um resumo do texto e não do vídeo, ao estilo dos resumos que faz de páginas web ou outros textos.Não há nada de mal em ter sistemas AI com limitações. O que está errado será criar a ilusão de que estas ferramentas fazem mais do que realmente fazem. Sem dúvida que numa versão posterior, daqui por uns anos, meses, ou semanas, teremos realmente sistemas AI capazes de analisar vídeos e o mundo em tempo real, e fazerem aquilo que tem sido demonstrado. Mas até lá, agradece-se que as empresas não exagerem.
Curtas do dia
- Elon Musk acolhe Alex Jones de regresso ao X
- Problemas no Reddit fazem desaparecer publicações e comentários
- Google Messages prepara edição de mensagens após terem sido enviadas
- TikTok chega aos $10B em receitas - a primeira app sem ser um jogo a fazê-lo
Resumo da madrugada
- WhatsApp com mensagens de voz que só se ouvem uma vez
- Propaganda russa usa celebridades para vídeos anti-Zelenski
- LEGO Fortnite
- Produtos da Semana
- Ganha um localizador Bluetooth Tile
- Renault antecipa Renault 5 E-Tech eléctrico
- Ataque 5Ghoul afecta centenas de smartphones 5G
- Vídeo de demonstração do Gemini não foi feito como aparenta ser
- Como criar um interruptor inteligente para domótica com um ESP01
- Smart #3 SUV coupé chega em 2024
- Bomba de brilhantes 6.0 contra ladrões
- Ganha um módulo cubo de tomadas com USB
- Tanques de foguete europeu Vega aparecem em aterro
- Como a electricidade "adivinha" o caminho a seguir
- Avatar: Frontiers of Pandora leva os gráficos no PC ao limite
- Ataque AutoSpill pode revelar passwords de gestores de passwords Android
- Ganha uma dashcam para automóvel
- O triste estado do Forza Motorsport
- Electrikhana TWO - o adeus a Ken Block
- UE aprova legislação sobre sistemas AI
- VW estreia carregamento bidireccional entre carro e casas
- SpaceX prepara aumento de lançamentos para os próximos anos
- Tesla envia manual de "48 V" aos outros fabricantes de automóveis
- Tablets Oscal Pad 18
- Apple corta o pio ao Beeper
- Ganha um rato vertical Trust
- Tablet gráfico Huion HS611 a €65
- Headphones Sony WH-1000XM5 a €334
- Threads na Europa a 14 de Dezembro
- Google revela pesquisas do ano 2023
- Tesla com visualização 3D do estacionamento e alerta de ângulo morto
Curiosidade do dia: Embora seja uma das empresas mais valiosas do mundo actualmente, no final da década de 90 a Apple viveu momentos complicados, chegando mesmo a estar em risco de entrar em falência e encerrar definitivamente. Um desfecho que foi evitado com a compra da NeXT, criada por Steve Jobs depois de ter sido afastado da Apple, e dando origem a um "renascimento" da Apple que a direccionou no caminho de sucesso que todos conhecem.
Resumir um vídeo é um bocado mais complexo e depende da área. No desporto a Microsoft já há uns bons anos atrás tinha trabalho feito, para o resumo de eventos desportivos, do tipo, não tenho tempo e quero ver um resumo de 15 minutos de um jogo de futebol e era o sistema que escolhia as imagens. Quem dizia 15 minutos poderia ser 3 minutos até. A análise era feita pelo som da transmissão.
ResponderEliminar