2023/12/19

Worldcoin recolhe scans da íris em Portugal

Apesar de alguns países terem proibido a recolha de scans oculares, a Worldcoin continua a fazê-lo onde quer que possa, incluindo Portugal.

A Worldcoin é um projecto de criptomoeda criado por Sam Altman, o CEO da OpenAI (que recentemente foi despedido e readmitido numa questão de dias), e que se tenta destacar de todos os outros milhares de projectos de criptomoedas combinando-o com a identificação biométrica. Para isso o projecto tem andado por todo o mundo a recolher scans oculares de pessoas, com Portugal a ter sido um dos países de lançamento da fase beta, e essa recolha já chega a centros comerciais, incluindo até a menores sem acompanhamento dos pais.

Apesar do projecto assegurar que são seguidas todas as regras de privacidade, há muitos especialistas que estão "horrorizados" com o facto de se estar a permitir a recolha deste tipo de dados biométricos a uma escala global. Alguns países já proibiram a recolha de dados pela Worldcoin, sendo que também não deixará de ser algo suspeito que a própria Worldcoin diga abertamente que tem dado prioridade a países em desenvolvimento onde existe "menos burocracia". Por cá, a empresa dizia já ter superado 1% da população portuguesa no início do ano, pelo que agora, e a avaliar pelas filas nos centros comerciais, certamente terá valores bastante superiores.

Sabendo-se que a nossa CNPD é tipicamente bastante conservadora e cautelosa, seria interessante saber o que diz sobre este tipo de recolha de dados biométricos por uma empresa privada, incluindo dados de menores - que quase garantidamente não terão enquadramento legal justificativo, especialmente ao ser feito sem qualquer tipo de autorização ou consentimento dos pais.

6 comentários:

  1. E não esquecer que, para ajudar à festa, pagam às pessoas para o fazerem... julgo que 10 euros (em criptomoeda, claro..)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é esse o "aliciamento" para levarem as pessoas a fazê-lo. Peguem lá uns tokens que daqui a uns anos podem valer uma fortuna...

      Eliminar
  2. 10 euros!?! onde é que me inscrevo??

    ResponderEliminar
  3. Os shopping's têm todos isto. Pelo menos aqui na margem sul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vês nas filas adolescentes desacompanhados?

      Eliminar
  4. onde consigo, quero fazer inscrição...

    ResponderEliminar