2024/01/29

Actualização do Windows arranca Edge com todas as tabs do Chrome

Uma das actualizações do Windows está a arrancar o Edge com todas as tabs que tivesse no Chrome, mesmo para quem nunca deu autorização para isso.

Diversos utilizadores do Windows estão a deparar-se com o estranho, e nada simpático, caso em que o browser que arranca depois da actualização é o Edge. Uma situação que causa bastante confusão porque o browser surge com as mesmas tabs abertas que se tinha no Chrome, por vezes passando despercebida durante longos momentos até se começar a perceber que o suposto "Chrome" está um pouco estranho.

A Microsoft bem que faz os possíveis para tentar converter os utilizadores do Chrome ao Edge (que também é baseado no Chromium), e disponibiliza uma opção que permite fazer esta importação. Só que aqui estamos perante casos de pessoas que nunca activaram essa opção, e que confirmaram que permanece desactivada. Mas, mesmo assim, o Windows atirou-os para o Edge, com todas as tabs copiadas do Chrome - e havendo relatos de que nalguns casos até mantém o login feito em sites como o Gmail, o que levanta sérias preocupações de segurança.
Refira-se que, para quem utiliza o Chrome, o Edge até pode tornar-se numa boa opção, não estando em causa o seu valor ou eficiência a nível de comportamento. O que está em causa é usar este tipo de táctica abusiva que se sobrepõe à vontade do utilizador. Algo que normalmente não resulta bem, mesmo quando o produto até pode ter a sua qualidade. E isto não é algo que seja exclusivo da Microsoft - basta relembrar o que aconteceu quando a Google também tentou impingir o Google+ à força aos utilizadores.


Actualização: A MS diz já ter corrigido o bug.

3 comentários:

  1. Já removi o Edge por completo, o processo não é nada simpático, porque implica ter que fazer vários passos que incluem reiniciar o computador entre cada passo... mudar permissões de um ficheiro (que no Windows 10 é diferente da imagem no artigo) mas lá me livrei do Edge (procurar em Neowin por "Here is a simple method to uninstall Edge in Windows 10 and 11").

    Para o futuro queria encontrar um Chromium alternativo mas virado para a privacidade e que permita o bloqueador de anúncios e malware funcionar completamente sem as limitações que a Google vai introduzir para impedir que eles funcionem na prática (ao impedir actualizações das listas que a pessoa quer dentro da aplicação até que a pessoa volte a receber uma actualização de toda a aplicação... é como se para receber a base de dados mais recente de vírus informáticos a Microsoft obrigasse a descarregar todo o programa antivírus cuja actualização estava dependente da Microsoft querer ou não e de ter tempo para isso).

    Para quê um Chromium alternativo? Infelizmente o Firefox não é bom neste computador para o Youtube em Full HD (encrava) e só o Chromium (Google Chrome neste caso) funciona bem. Acredito que o Firefox funcione bem em computadores mais modernos no Youtube em Full HD ou mais, mas neste não funciona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse navegador existe. Chama-se Brave:
      https://brave.com

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar