A Apple está a oferecer-se para abrir o acesso do NFC nos iPhones a serviços de pagamento concorrentes - para tentar encerrar um processo anti-concorrencial europeu que poderia resultar numa multa avultada.
A Apple é conhecida por fechar os seus produtos a sete chaves, e o acesso ao NFC em iPhones e iPads não é excepção. Actualmente isso só permite utilizar os pagamentos ou cartões de serviços via Apple Wallet, mas impossibilitando que outras apps possam ter acesso a coisas como o "tap to pay" que podem fazer nos Android.
A UE abriu um processo sobre isso, e agora a Apple oferece-se para abrir o acesso a outras apps, que poderiam efectuar pagamentos NFC sem ser através do Apple Play ou Apple Wallet.
A grande questão é saber até que ponto esta "oferta" poderá ser mais um "presente envenenado", como também é tradição da Apple. Basta lembrar que a Apple permitiu o uso de pagamentos externos para algumas apps e serviços, para depois revelar que continuaria a aplicar uma avultada comissão sobre os mesmos, derrotando por completo o propósito de ter pagamentos externos para escapar às comissão dos pagamentos via Apple. Nos EUA também está a ser obrigada a fazer o mesmo, e também vai aplicar avultadas comissões, com as apps a terem que exibir um intrusivo ecrã a "assustar" os clientes quando tentarem fazer um pagamento via outro serviço.
Por isso, há que esclarecer bem como é que esta "oferta" vai ser implementada... sob pena de ser uma oferta muito contrariada e dada da pior forma possível.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)