2024/01/15

Notícias do dia

SpaceX faz 300º lançamento com sucesso; Xiaomi lança Redmi Note 13 para o mercado global; Android Auto faz destaque ao Home Assistant; como fazer a automação de exaustor com Arduino; Peugeot, Porsche e VW são os mais adulterados nos km em Portugal; WowMouse transforma smartwatches em rato virtual; GrapheneOS propõe auto-reboots frequentes para melhorar segurança do Android; e actualização do Windows 10 dá erro devido a partição de recuperação sem espaço suficiente.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Apple Watch remove leitura de oxigénio no sangue para escapar a proibição de importação nos EUA

A Apple vai remover as funcionalidades de monitorização do nível de oxigénio no sangue dos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2, de modo a conseguir importar e vender estes modelos nos EUA.

Estes modelos estão em litígio devido a um processo da Masimo, que levou à proibição da sua importação em venda nos EUA em Dezembro. Apesar de todas as tentativas, a Apple não conseguiu evitar ou suspender essa proibição, pelo que agora recorreu à medida menos agradável de remover a funcionalidade que era uma das grandes novidades destes Apple Watches face à geração anterior. Pelo lado positivo, isto permite à Apple continuar a vender estes modelos, sabendo-se que será uma questão de tempo até que a situação fique resolvida nos tribunais, de uma forma ou de outra, e que a funcionalidade seja reactivada. Mas até lá, os clientes Apple estarão a pagar por funcionalidades que não podem usufruir.


Google desiste do Chrome no Fuchsia

As ambições da Google para o seu sistema operativo Fuchsia parecem ter sido reduzidas, com a indicação de que a Google vai desistir de criar uma versão completa do Chrome para o Fuchsia.

Em tempos chegou a pensar-se que o Fuchsia poderia tornar-se no sistema operativo que unificaria todo o ecossistema da Google, indo dos smart devices aos smartphones e tablets, e até potencialmente subsitituir também o Chrome OS nos desktops e portáteis. Mas, se a Google está a deixar cair o Chrome, tudo isso torna-se extremamente duvidoso. Por este andar, e com todos os despedimentos que a Google tem feito, o mais certo é que o Fuchsia se venha a tornar em mais um projecto a ocupar um espaço no cemitério dos produtos e serviços encerrados pela Google.


MS abre Copilot no Office às empresas mais pequenas

Depois de ter lançado o Copilot for Microsoft 365 para empresas com o requisito de terem um mínimo de 300 utilizadores, a MS vem facilitar o acesso a empresas de todas as dimensões, removendo o requisito do número mínimo de utilizadores.

Aquele requisito, por si só, representava um custo mínimo de 9 mil dólares por mês, valor que naturalmente se tornava incomportável para empresas de pequena e média dimensão. Agora, qualquer uma poderá aderir ao serviço pagando apenas pelo número de funcionários que tiver ($30 por mês por utilizador). E nem sequer será necessário subscrever um plano Microsoft 365, ficando isso também disponível nos Office 365 E3 / E5. Alterações que também podem ser derivadas de algumas das pequenas empresas simplesmente optarem por usar o Copilot na versão gratuita não-empresarial.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O supercomputador Cray-1 entrou em operação em 1976 e tinha 8.39MB de memória e podia executar 160 MFLOPS. Tornou-se um dos mais bem sucedidos super-computadores de todos os tempos, com mais de 100 unidades vendidas. Hoje em dia, um smartphone pode ter mais de 8GB de RAM e executar mais de 1000 GFLOPS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)