2024/02/25

Tesla FSD V12 melhora umas coisas - mas piora noutras

A Tesla continua a desenvolver o seu sistema FSD de condução autónoma, e na mais recente versão V12, há coisas surpreendentes que consegue fazer - e outras coisas surpreendentes em que falha redondamente.

Apesar de já se ter tornado numa piada, devido a ser uma promessa eternamente adiada e que muitos duvidam que alguma vez venha a ser concretizada, o modo Full Self Drive da Tesla continua a fascinar fãs e críticos. A mais recente versão V12 consegue fazer coisas bastante interessantes, como lidar com um parque de estacionamento repleto de pessoas e veículos.

Por outro lado, esta versão parece ser incapaz de fazer algo tão simples quanto manter uma velocidade estável numa estrada desimpedida, fazendo constantes acelerações e travagens inexplicadas. Continua a sofrer também do problema de detecção de chuva para activar os limpa-pára-brisas, algo que tinha sido prometido que seria melhorado. E, origina também comportamentos estranhos, como quando se quer sair de um parque sem marcações, e em que pode ficar a andar às voltas e abanando com relativa violência o volante (algo que até se poderia desculpar, não fosse Elon Musk também ter prometido que o modo FSD seria capaz de encontrar a saída e regressar à estrada nestas circunstâncias).


A grande questão é que, isto está a acontecer a condutores que pagaram muitos milhares de dólares/euros na esperança de que os seus carros conduzissem sozinhos. Mas como se vê, a situação deveria ser exactamente a oposta, com a Tesla a pagar esse mesmo valor para que os condutores sirvam de cobaias e beta testers de um sistema que, ano após ano, continua a não cumprir com o que tinha sido prometido / vendido.

2 comentários:

  1. Farto dos carros (e não só) que são lançados para o mercado em versões Beta. Tive a possibilidade de conduzir um Polestar 2 por um mês e a meio desse periodo houve uma actualização no software do veículo e do sistema de infortaintment. Só para dizer que após essa actualização a capacidade de resposta do ecrã e dos menus foi reduzido drasticamente arruinando a experiência. O sistema de travagem de emergência também cobrou vida própria e começou a fazer travagens bruscas em situações em que não havia perigo nenhum!
    Isto para dizer que as companhias lançam produtos para o mercado muitas vezes inacabados e os proprietários acabam por ser auténticas cobaias nas melhorias ou "piorias" que advenham das actualizações.
    Isto não acontece só com os automóveis, também com os telemóveis, máquinas de lavar roupa, bicicletas eléctricas, etc....

    ResponderEliminar
  2. Deve ser por isto que a Apple desistiu de fazer um carro, devem precisar de ter um AI como deve de ser para concorrer com a Tesla e tbm nos smartphones que em breve vão todos ter AI como base para quase tudo

    ResponderEliminar