2024/02/02

Zuckerberg critica "abertura" da App Store da Apple

Mark Zuckerberg voltou a criticar a suposta abertura da App Store nos moldes em que a Apple a quer fazer - e que na prática tornam inviável escapar à App Store oficial.

Devido ao Digital Markets Act (DMA) europeu, a Apple vai ser obrigada a abrir o acesso à sua plataforma, tendo que permitir a existência de app stores alternativas, entre outras coisas. Mas, na sua habitual tradição, a Apple fez essa abertura segundo a sua própria interpretação, resultando em coisas como exigir uma caução de 1 milhão de euros às app stores alternativas, e continuar a cobrar comissões às apps que queiram ser distribuídas fora da App Store.

Segundo a proposta da Apple, apps gratuitas que superem um milhão de downloads anuais passam a ter que pagar somas milionárias, que desde logo funcionam como forte desincentivo para que nem sequer considerem essa possibilidade; e, como tal, destruindo por completo o propósito de possibilitar a criação de app stores alternativas.

A UE ainda não se pronunciou sobre esta "implementação" da Apple, quem tem sido criticada por praticamente todas as empresas e developers. Mas o que é certo é que as mudanças começam a fazer-se sentir em Março com a entrada em vigor do DMA e o lançamento do iOS 17.3 da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)