2024/03/05

Euro NCAP exige botões físicos nos carros para obterem 5 estrelas na segurança

A Euro NCAP está a alterar as regras de avaliação de segurança nos automóveis, passando a exigir botões físicos para funções críticas.

A entidade considera que se tem assistido a um uso excessivo de touchscreens nos automóveis, que podem dificultar a activação de funções essenciais face ao acesso imediato e "sem olhar" dos botões físicos. Como tal, os fabricantes que desejarem obter a cobiçada classificação de 5 estrelas nos testes Euro NCAP terão que moderar a transferência de funções para os ecrãs.

Mais concretamente, a Euro NCAP indica que, para poderem obter 5 estrelas, os automóveis terão que disponibilizar controlos físicos para:
  • os indicadores de mudança de direcção (os "piscas")
  • activação das luzes de emergência (os "quatro piscas")
  • controlar os limpa-pára-brisas
  • buzina
  • função de SOS
A marca que desde logo será mais penalizada por estas exigências é a Tesla, que tem abdicado de muitos dos controlos físicos, ao ponto de ter removido as tradicionais hastes na coluna de direcção para os piscas - que passaram para botões touch no volante.

Apesar de Musk ter a sua dose de teimosia, no passado já se assistiram a diversos recuos por pressão dos clientes e consumidores. Musk tinha promovido o volante Yoke dos Model S e X como sendo a única opção para o futuro, e posteriormente acabou por disponibilizar a opção para um volante circular tradicional. Veremos que tipo de impacto esta alteração do Euro NCAP terá nos futuros modelos da Tesla (e demais fabricantes).

1 comentário: