2024/03/26

Telegram oferece Premium em troca de envio de SMS

O Telegram tem um polémico sistema que oferece mensalidades Premium, em troca do envio de SMS com códigos para outros utilizadores.

Este novo serviço "Peer-to-Peer Login" (P2PL) é apresentado como sendo uma forma de beneficiar os utilizadores que estejam em regiões onde o envio de SMS pelo serviço não é muito fiável, para isso recorrendo ao telefones de outros utilizadores para fazerem esse serviço.

Para os utilizadores que aderirem, significa que o seu telemóvel será utilizado para enviar códigos de autenticação via SMS para outras pessoas, com um máximo de 150 mensagens por mês. Em troca, se o seu telefone enviar um determinado número de SMS, receberá um gift code que lhe dá um mês de serviço Premium.
Obviamente, é uma oferta bastante duvidosa - e ainda mais para um serviço que tantas vezes refere a segurança e o respeito pela privacidade. Isto porque os utilizadores que aderirem a este serviço terão o seu número de telefone exposto a todas as pessoas que receberem um dos códigos enviados, sujeitando-se a que essas pessoas lhes possam enviar mensagens, ou que divulguem o seu número de telefone noutros serviços. Adicionalmente, o Telegram faz questão de referir que se descarta de toda a responsabilidade do serviço poder resultar em "inconvenientes, assédio, ou danos" para os utilizadores.

Tal como nenhum utilizador deverá aceitar vender o seu número de telefone por tão fraca recompensa, também o Telegram deveria ter pensado melhor antes de vender a sua reputação para poupar nos serviços de envio de SMS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)