2024/03/20

uBlock Origin e outros deixam de funcionar no Chrome em Junho

Com a chegada do Chrome 127 em Junho, os utilizadores terão que dizer adeus a ad-blockers como o uBlock Origin e outros.

O dia que se temia parece estar prestes a chegar. Com a justificação da segurança, a Google está a restringir as capacidades que as extensões têm de manipular as comunicações e as páginas no Chrome, e com isso afectando directamente as capacidades dos ad-blockers (que actualmente podem inspeccionar a página enquanto está a ser carregada, e impedir o carregamento e apresentação dos blocos publicitários e outros scripts indesejados).

Depois de alguns adiamentos, a chegada do Manifest V3, as extensões de ad-blocking passam a estar limitadas a gerir apenas uma lista de elementos a bloquear, com o bloqueio a ser feito directamente pelo Chrome, mas sem as capacidades de bloqueio avançadas que os ad-blockers actualmente disponibilizam, como os filtros dinâmicos para bloquear as publicidades mais complexas que usam sistemas para escapar aos ad-blockers.
Os adblockers continuarão a existir no Chrome, mas com capacidades bastante mais reduzidas e que poderão não evitar toda a publicidade que actualmente removem.

Em Junho, veremos qual irá ser a reacção dos actuais utilizadores do Chrome, e se esta alteração será suficiente para os fazer reconsiderar a utilização de outros browsers, como o Brave (que usa o mesmo motor do Chrome), ou o Firefox - e que por agora continuam a dar prioridade a deixarem que sejam os utilizadores a decidir aquilo que querem que o seu browser faça.

4 comentários:

  1. O paradigma é sempre o mesmo, a Google trocou o domínio da web das mãos da Microsoft para fazer igual. Longa vida ao Firefox e ao Safari

    ResponderEliminar
  2. Lá irei passar para o Firefox novamente...

    ResponderEliminar
  3. Caramba... eu tenho todas as minhas passes no chrome. Vou ter de exportar isto para outra coisa qualquer. O chrome nunca me deixou ficar mal com as pwds...

    ResponderEliminar
  4. Finalmente! Obrigado Google! Finalmente vou conseguir vencer a minha procrastinação e abandonar o Chrome.

    ResponderEliminar