2024/04/07

MS dificulta mudança de browser no Windows

A Microsoft adicionou um novo sistema que impede a alteração do browser pré-definido no Windows 10 e Windows 11.

Quem usar utilitários como o SetUserFTA e SetDefaultBrowser para modificar o browser pré-definido no Windows, ou tentar fazer a alteração directamente no Registry, deixa de o poder fazer.

Na actualização de Fevereiro para o Windows 10 (KB5034763) e Windows 11 (KB5034765), a MS adicionou um novo driver - acompanhado por uma tarefa agendada adicional - que tem por objectivo impedir a alteração do browser através do Registry.
Por agora ainda será possível fazê-lo, desactivando o novo driver (c:\windows\system32\drivers\UCPD.sys) que é descrito como "User Choice Protection Driver", mas sendo necessário permissões de administrador e um reboot. Adicionalmente, a MS criou uma nova tarefa agendada "UCPD velocity" em "\Microsoft\Windows\AppxDeploymentClient" que reactiva o driver, se os utilizadores não a eliminarem.

A MS não deu nenhuma justificação oficial para esta alteração, tendo apenas dito nos últimos meses que por causa do DMA (Digital Markets Act) na Europa iria assegurar que os utilizadores podem alterar o browser pré-definido do sistema e que todos os links seriam abertos no browser escolhido, em vez de nalguns casos poderem ser direccionados para o Edge. Não é algo que pareça ter relação directa com este impedimento de modificar o browser directamente no Registry, e que no processo faz com que o Windows tenha (ainda) mais tralha em execução: neste caso, um driver dedicado apenas a vigiar esta alteração no Registry.

1 comentário: