2024/04/24

Notícias do dia

Tesla lança novo Model 3 Performance; Apple corta produção dos Vision Pro para metade; MS lança publicidade no Start Menu do Windows 11; Steam acaba com reembolsos abusivos no Early Access; e GPT-4 pode tirar trabalho aos hackers conseguindo criar exploits através da leitura dos relatórios de segurança.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Musk quer usar Teslas para computação distribuída

Elon Musk não parece ter planos de alguma vez concretizar a promessa de fazer com que os automóveis da Tesla ganhassem dinheiro para os seus donos a fazerem serviço de táxi autónomo, mas parece estar interessado em aproveitar o poder computacional. Ao estilo de projectos como o Folding@home, que permitem que qualquer pessoa deixe o seu computador a trabalhar de forma voluntária para fazer cálculos, Musk imagina um futuro onde os milhões de automóveis Tesla possam ser usados para ajudar em terefas de computação intensiva.

A grande questão é, em que termos é que isso seria feito, e de que forma é que os donos dos carros seriam recompensados por isso? Se alguns até poderiam não se importar de fazer tal "donativo" a um dos homens mais ricos do mundo, outros certamente não veriam com bons olhos estar a pagar por electricidade para fornecer esse serviço gratuitamente para a Tesla (mesmo se, para todos os efeitos, acabam por já o fazer, ao fornecerem dados sobre a condução e imagens recolhidas).


Qualcomm Snapdragon X Plus e X Elite

A Qualcomm está determinada a avançar finalmente para o mercado "PC" com os seus chips Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite, chips ARM que começarão a surgir em portáteis Windows nos próximos meses, e que chegam numa altura crítica em que a MS também precisa desesperadamente de ter máquinas capazes de fazer frente aos portáteis da Apple em termos de desempenho, autonomia e eficiência.

O Snapdragon X Plus será destinado aos portáteis mais baratos, sendo um chip com 10-cores (3.4 GHz), 42 MB de cache, Adreno GPU de 3.8 TFLOP, NPU de 54 TOPS (Tera operations per second), e suportando memória LPDDR5x. Os Snapdragon X Elite, com 12-cores, podem chegar aos 3.8 GHz (4.2 GHz em modo boost dual-core). Curiosamente, para estes chips a Qualcomm opta por cores idênticos em vez de os segmentar em cores de alto-desempenho e cores de alta-eficiência como tem sido habitual; dizendo que estes cores superam a eficiência dos chips concorrentes da Apple, Intel e AMD, e que não é preciso adoptar cores especializados. Promessas que têm sido duramente disputadas, havvendo acusações de que a Qualcomm está a fazer batota.


Europa reforça direito à reparação

A UE deu mais um passo importante no "direito à reparação" que visa tornar mais apelativa e acessível o uso das reparações e garantias por parte dos consumidores europeus.

Além do período mínimo de garantia por dois anos, qualquer reparação feita neste período prolongará a garantia por mais um ano. No período pós-garantia, as reparações deverão ser fornecidas a custo aceitável e justo, para que não se tornem numa forma indirecta de obrigar os consumidores a comprarem produtos novos. Os fabricantes também não podem impedir que as reparações sejam feitas em lojas não oficiais ou usando peças de marcas alternativas; mantendo-se a necessidade de disponibilizarem peças durante 5 a 10 anos dependendo do tipo de produto. Também será criada uma plataforma online que facilite encontrar locais para reparação, produtos usados, e até pessoas que tenham comprado produtos defeituosos que tenham programas de recolha / substituição.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Apesar dos LEDs nos acompanharem há décadas, os primeiros LEDs de cor azul só surgiram na década de 90, com esse esforço a ser recompensado em 2014 com a atribuição do prémio Nobel da Física ao trio de cientistas que os criaram: Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)