2024/06/26

HUD de ecrã completo para carros ainda está a anos de distância

A Distance Technologies demonstrou um sistema de HUD para preencher o pára-brisas de um automóvel, mas o sistema ainda está a anos de distância de se tornar prático para uso no mundo real.

Há muito que vemos, nos filmes de ficção científica, automóveis equipados com vastos ecrãs holográficos de realidade aumentada. No mundo real, embora há muito os sistemas HUD (Heads-Up Display) estejam disponíveis em muitos automóveis, normalmente resumem-se a uma pequena secção que apresenta informação básica. Mas há quem esteja a trabalhar no sentido de tornar a ficção científica em realidade.

A Distance Technologies está a mostrar um sistema de HUD de grandes dimensões para automóveis, que na verdade é um protótipo que acaba por revelar as ainda muitas limitações que terão que ser superadas até que tal coisa se torne realidade. A ideia é ter um sistema capaz de tornar a totalidade do pára-brisas num HUD capaz de apresentar informação visual em realidade aumentada, e para tal conta com sistema de eye-tracking para corrigir a perspectiva em função da posição dos olhos do condutor, e também com reconhecimento dos gestos (com um Ultraleap) feitos pelo utilizador.

Mas, por agora, o sistema ainda apresenta atrasos consideráveis na actualização das imagens, e facilmente perde o tracking dos olhos, resultando em imagens distorcidas do ponto de vista do condutor que apenas resultariam num cenário de maior confusão e potencial perigo durante a condução. A luminosidade também é reduzida e teria que ser substancialmente aumentada para resistir a cenários de condução durante o dia com sol intenso.

Sendo apenas um protótipo, sem dúvida que tudo isto são coisas que estarão a ser corrigidas. Mas, tendo em conta que a Distance Technologies foi criada pelos co-fundadores da Varjo (dos óculos VR de resolução "do mundo real"), seria um erro subestimá-los. Claro que, existe também o risco destes sistemas se tornarem desnecessários, se se considerar que os óculos de realidade aumentada que se aguardam para os próximos anos se puderem vir a tornar populares, podendo fazer esta função e muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)