2023/11/28

Varjo apresenta óculos VR XR-4

A Varjo tem-se destacado por criar óculos VR com resolução idêntica à da realidade, e agora apresenta-nos os seus XR-4.

Em 2018 a Varjo lançou os seus primeiros óculos, recorrendo a um engenhoso sistema que combinava um ecrã tradicional para os olhos, mas adicionando um pequeno ecrã de ultra-alta-resolução na secção central. Com isso, evitava a tradicional "falta de resolução" dos óculos VR, sendo um sistema que foi melhorando e expandindo nos modelos seguintes. Mas agora, nos seus XR-4, diz adeus a esse sistema.

Os Varjo XR-4 continuam a anunciar uma resolução visual "idêntica à da realidade", mas agora recorrem apenas a dois ecrãs de 3840×3744 (mini-LED com local dimming), que além de um campo de visão significativamente expandido (120°×105° vs 115°×78° nos XR-3), mantém uma resolução de 51 PPD (pixeis por grau), próxima dos 60 PPD habitualmente considerados o limiar para se replicar a resolução da "realidade". Os XR-3 conseguiam atingir os 70 PPD, mas apenas na pequena zona central (27°×27°), com o resto da imagem a atingir apenas 30 PPD. E com os 51 PPD globais, a Varjo achou que não se justificava a complexidade acrescida (e custo) de manter esse sistema.



Os XR-4 continuam a ter eye-tracking para foveated rendering, e agora vêm com câmaras de 20 MP em vez de 12 MP. Na versão XR-4 Focal Edition com câmaras autofoco que se focam no ponto para onde se estiver a olhar, a Varjo anuncia uma visão passthrough de 51 PPD, fazendo com que se possa ver o mundo quase como se não se tivessem os óculos à frente dos olhos. Inclui também sensores adicionais de iluminação, que podem ser usados para maior realismo no rendering de objectos misturados em realidade aumentada. E, pela primeira vez, os XR-4 vêm com controladores incluídos e com earphones e microfone.

Para terminar em alta, o XR-4 tem um preço de $3990, cerca de 40% mais barato que os XR-3. No entanto, se quiserem o XR-4 Focal Edition, os benefícios de simular a "realidade" fazem aumentar o preço para os $9990.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)