2024/06/03

Notícias do dia

Informação do Windows Recall pode ser facilmente roubada por hackers; Asus lança ROG Ally X com dobro da autonomia; AMD apresenta CPUs Ryzen 9000 e mantém AM5 até 2027; bilionário japonês cancela voo à Lua na Starship; como são feitos os LEDs na China; drone bate recorde de velocidade; Clip converte bicicletas em e-bikes; Android ganha edição de mensagens enviadas; e Chrome começa a dizer adeus às extensões Manifest V2 em Junho.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

X / Twitter abraça conteúdos para adultos

Elon Musk aponta ao OnlyFans e mudou as regras do X (Twitter) de modo a permitir a publicação e promoção de conteúdo "para adultos".

No entanto, e como se poderia imaginar, continuam a existir limites, não sendo permitidos conteúdos "excessivamente violentos", cuja exacta definição ficará ao critério da sensibilidade dos moderadores, presume-se. Estes conteúdos têm que ser claramente designados como tal, e ficam bloqueados para os utilizadores menores ou que não tenham introduzido a sua data de nascimento. Também é permitido a publicação de contúdo "adulto" gerado por AI, desde que seja identificado como tal e não tente replicar pessoas sem a sua autorização.


MrBeast supera T-Series no YouTube

Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast no YouTube, ultrapassou finalmente o canal T-Series que ocupava a primeira posição no YouTube há anos, depois de ter ultrapassado Felix Kjellberg (PewDiePie), numa disputa que se tinha tornado mais renhida nos últimos meses.

Nesta altura MrBeast já superou os 270 milhões de subscritores, e tem somado vários milhões a cada dia, com o canal T-Series (estúdio de música e filmes Bollywood) a permanecer estável nos 266 milhões - sinal que não deverá conseguir recuperar o primeiro posto de forma fácil.


Qualcomm também quer fazer mini-PC e AiO

Apesar de numa primeira fase a nova vaga de PCs Copilot+ com chips ARM Snapdragon se estar a focar nos portáteis, a Qualcomm tem ambições de também iniciar a transição dos PCs Intel e AMD para chips ARM com mini-PCs e computadores integrados All-in-One.

No passado as tentativas de migrar o ecossistema Windows para ARM falharam redondamente (com o Surface Go), mas desta vez parece haver muito maior investimento e pressão, por parte da Microsoft e Qualcomm, para que tal aconteça. Mas, tanto a Intel como a AMD não vão ficar de braços cruzados, e continuam a dizer que os chips da Qualcomm não poderão competir com os seus chips a nível de desempenho bruto - e a lacuna que têm no processamento AI será em breve resolvida com a inclusão de NPUs e GPUs que também superarão as capacidades dos chips ARM.


Palit RTX 4090 Link+ vem com LCD de 7"

A Palit criou uma placa gráfica RTX 4090, que não só vem com um generoso watercooling de 360 mm integrado, como também estreia o uso de um ecrã de 7" directamente na placa gráfica.

O uso de ecrãs secundários para apresentar informação sobre o sistema (temperaturas, velocidade de ventoinhas, tensões de funcionamento, etc.) tem sido uma das últimas tendências no segmento gamer / modding, e a Palit parece querer estar na linha da frente desse sector. No entanto, por agora a marca não avança se esta placa irá ser lançada comercialmente ou se permanecerá como protótipo. Provavelmente, a marca vai avaliar a receptividade dos entusiastas e depois decidir se se justifica lançar uma edição limitada - se bem que, nesta altura, já estão todos de olhos postos na próxima geração RTX 50xx que deverá ser apresentada em breve.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Amstrad era uma empresa britânica fundada em 1968 e que acabou por conquistar bastante sucesso nos micro-computadores e computadores pessoais na década de 80 e 90 - tendo até comprado os direitos sobre o ZX Spectrum e lançado os ZX Spectrum +2 com leitor de cassetes integrado e o ZX Spectrum +3 com disquetes. Acabou por ser absorvida pela BSkyB e, 2007, para quem produzia as "set top boxes".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)