2024/06/19

Notícias do dia

UE prepara votação do Chat Control - espionagem em larga escala; a detecção idiota de conteúdos "violentos" no Facebook; TDK promete salto revolucionário nas baterias; abertura automática de portas no iOS 18 só com novas fechaduras UWB; e routers Asus com vulnerabilidades críticas - alguns sem direito a actualizações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

Framework Laptop 13 ganha motherboard RISC-V

O portátil Framework Laptop 13 vai ser um dos primeiros portáteis RISC-V. Tirando partido do seu conceito modular para facilitar as reparações e actualizações de hardware, a empresa fez uma parceria com a DeepComputing para criar uma motherboard com chip RISC-V que qualquer pessoa poderá aplicar nestes portáteis.

Por agora isto será mais adequado para developers e entusiastas do que propriamente utilizadores finais, já que o chip RISC-V utilizado é bastante modesto, ficando até atrás de um Raspberry Pi 4.
A parte positiva é que, ao contrário dos chips Intel, AMD e ARM, a arquitectura RISC-V é open-source, permitindo a criação de chips sem necessidade de pagar licenças a qualquer entidade. E, a longo prazo, isso poderá ser uma vantagem que venha a ser cada vez mais apreciada.


Android 15 chega à beta 3

O Android 15 chegou à fase beta 3, em que a plataforma passa a ser considerada estável e se entra numa fase de correcção de bugs e detalhes menores, esperando-se apenas mais uma versão antes do lançamento do Android 15 na sua versão final.

Esta versão traz também melhorias a nível do uso das passkeys, condensando o processo de login de duas fases numa única etapa, e fazendo com que para os utilizadores finais a experiência seja feita com apenas um toque. Há também um novo sistema que pode sugerir ao utilizador que faça nova digitalização do rosto ou impressões digitais se o sistema detectar que o nível de reconhecimento não é o adequado.


Android 15 aumenta limite mínimo do carregamento rápido

Outra das alterações do Android 15 poderá ser um ajuste do limite utilizado para indicar carregamento rápido. Actualmente, o Android indica carregamento rápido mesmo que se esteja a utilizar um carregador de 7.5 W. Um valor que poderia ser considerado rápido em tempos, mas que agora se pode considerar bastante lento. Como tal, no Android 15 o novo limite para apresentação da indicação de carregamento rápido poderá passar para os 20 W.

Talvez não fosse pior que, em vez de dizer "rápido", o sistema simplesmente passasse a exibir a potência máxima de carregamento disponível, a par da estimativa de tempo de carregamento, e isso já resolveria diversos problemas de uma só vez, incluindo a clarificação de saber se um carregador de "100 W" está efectivamente a fornecer 100 W, etc.


Tesla monta ventoinhas gigantes na Giga Texas

A Tesla está a montar ventoinhas gigantes na Giga Texas, que se pensa serem para arrefecer o seu novo data center que deverá alojar 50 mil GPUs Nvidia para acelerar o processo de treino do FSD.

... Apenas mais uma das muitas encomendas que fez com que a Nvidia ascendesse à empresa mais valorizada em bolsa, à frente da Microsoft e da Apple.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro algoritmo pensado para ser executado numa máquina foi criado por Ada Lovelace em 1843.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)