A AMD adiou o lançamento dos tão aguardados processadores Zen 5 Ryzen 9000 devido a um problema de qualidade. A empresa está a recolher todas as unidades Ryzen 9000 que já foram entregues, indicando novas datas de lançamento de 8 de Agosto para os Ryzen 7 9700X e Ryzen 5 9600X, e 15 de Agosto para os Ryzen 9 9950X e Ryzen 9 9900X.
Não querendo por passar por episódio idêntico ao da Intel, a AMD prefere jogar pelo seguro e está a proceder à recolha dos seus mais recentes CPUs Zen 5 antes do lançamento, dizendo apenas que descobriu um "problema de qualidade" durante as verificações finais que não tinha sido detectado até ao momento.
A AMD está a fazer esforços significativos para impedir que processadores comprometidos cheguem aos clientes, recolhendo até mesmo as amostras enviadas aos parceiros. Ainda não está claro se as pré-encomendas serão canceladas ou adiadas, pois isso pode variar conforme o retalhista. As avaliações dos processadores também estão adiadas para evitar o risco de enviar unidades defeituosas.
Um representante da empresa garantiu que o problema não exige um redesenho do silício do Ryzen 9000. Em vez disso, a AMD irá reavaliar os chips recolhidos para identificar possíveis problemas e devolver os modelos não afectados aos canais de venda. Isto indica que nem todos os chips enviados são defeituosos.
Seria curioso verificar se este problema terá alguma relação com o problema de oxidação que a Intel também revelou que afectou as primeiras séries dos seus CPUs - embora tenha garantido que tal não estava relacionado com o problema que tem levado às falhas dos mesmos. De qualquer forma, não será preciso esperar muito, pois os Ryzen Z5 começarão a ser entregues já em Agosto.
Actualização: Afinal o problema de "qualidade" era apenas a impressão errada dos modelos Ryzen 5 e Ryzen 7 como sendo Ryzen 9.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)