2024/08/06

Análise à neckband Sony SRS-NS7

O formato "neckband" continua a ser uma curiosidade no campo das colunas portáteis e headphones, e vamos ver que tal esta Sony SRS-NS7 se comporta.


Esta coluna Sony SRS-NS7 está longe de ser um produto consensual, mas é precisamente nesta condição que se pode constituir como uma opção válida para um leque de utilizadores, resolvendo um problema que por certo apoquenta muitas famílias. 

Sony SRS-NS7 


A frente da caixa é altamente explicativa, apresentando a forma de utilização do equipamento e algumas das suas principais especificações, com destaque para a autonomia. 


Na traseira, o destaque vai direto para o áudio espacial a 360º, disponível para as TV Bravia XR.


Aberta a tampa da caixa, instruções para configuração do áudio 360 e um código QR para instalar a aplicação Headphones Connect, a qual permite gerir a configuração e utilização do equipamento.


Dentro da caixa, em primeiro plano, a coluna e o emissor bluetooth.


No que diz respeito a acessórios, dois cabos USB, um para carregar a coluna, outro para a base bluetooth.


Para equipamentos sem ligação bluetooth, a Sony disponibiliza um pequeno emissor, de formato arredondado.


A parte superior da coluna, em tecido, é bastante confortável ao toque.


A zona inferior, em silicone, apresenta duas saídas de som. A parte central é flexível, por forma a permitir um melhor ajuste ao pescoço do utilizador.


A porta de carregamento USB vem protegida por uma pequena capa, que evita a entrada de pó.


Na lateral esquerda interior temos botões para controlar o volume, um botão multifunções, com detecção de um, dois ou três toques, para reproduzir/atender, avançar uma faixa e voltar ao início da actual ou voltar à anterior. 


Do lado oposto, um microfone, botão para desligar este último e botão de power/sincronização bluetooth, funções assinaladas por um LED.


O emissor bluetooth, além do botão de sincronização em cima, tem na lateral uma porta USB-C e uma entrada para um cabo óptico, que permite ligar o equipamento a uma TV ou amplificador.

Em utilização


A coluna pode ser utilizada via bluetooth com o smartphone ou tablet, sendo que, em alternativa, podem sempre ligar ao emissor que acompanha o produto. A aplicação (mais uma...) não é obrigatória, mas a sua utilização é recomendada para efectuar a gestão dos auriculares, facilitando igualmente a sua utilização.

Andar com esta coluna ao pescoço enquanto se fazem tarefas em casa, não me parece que seja o mais prático. Já a utilização quando sentados numa cadeira ou no sofá, é outra conversa. Ouvir música ou assistir a um filme com o som surround a sair ao nosso lado, é algo bastante interessante, sendo nesta área que o produto consegue explanar toda a sua valia, embora sem impressionar em termos de qualidade sonora. A autonomia não chegou aos valores anunciados, mas andou perto, permitindo uma utilização prolongada.

Agora imaginem que têm familiares que já não ouvem muito bem, ou que simplesmente se habituaram a ouvir a TV em altos berros. Com esta coluna, podem os mesmos passar a ver a TV sem perturbar os vizinhos, pois o som vai estar a sair junto aos ouvidos, com um volume bem mais simpático para quem estiver ao lado. Quem estiver sentado ao lado, não vai passar indiferente, mas a um lugar de distância, o som desta coluna já não será um problema.

O facto do som da TV já poder ficar com um volume normal para as outras pessoas que estejam na mesma sala, é sem dúvida de elevado valor. Poderá não ser muito fácil convencer os mais velhos, mas se o conseguirem, vão ganhar uma paz de espírito e sobretudo, poupar os ouvidos.

Apreciação final


Com um preço recomendado de 300€, esta coluna pode ser encontrada na Amazon por um valor mais simpático, próximo dos 250€, se bem que continua a ser um montante bastante elevado, quando comparado com o preço de uns auriculares in ear ou over ear, como os WF-1000XM3 ou os WH-1000XM5, ambos no mesmo intervalo de preço do produto em análise.

A neckband SRS-NS7 acaba por ser um produto para um nicho de mercado, com requisitos muito específicos, sendo opção para quem não gosta de utilizar auriculares nas orelhas. Tem como extra altamente valorizável, o facto de permitir que quem tem dificuldades auditivas, não tenha de ter a TV aos berros, incomodando quem está em volta.

Pelas razões acima expostas e pelo facto de não se distinguir em termos de qualidade de som, a Sony neckband SRS-NS7 fica-se por um confortável Morno.


Sony neckband SRS-NS7
Morno

Prós
  • Versatilidade de utilização
  • Autonomia
Contras
  • Preço
  • Soa bem, mas não encanta

Sony SRS-NS7

Morno (3/5)

1 comentário:

  1. A minha filha usei muito uns neckband de outra marca (mais económicos), quando era pequena para ver conteúdos no tablet ao pé de nós, que facilita o controlo parental permitindo ouvirmos um bocadinho do que está a ouvir, sem grandes conflitos com outros conteúdos ou conversas que se estejam a ouvir na mesma sala.

    ResponderEliminar