2024/09/16

Análise à Huawei Band 9

Para quem não deseja avançar para um smartwatch, as smart braceletes com a nova Huawei Band 9 são uma opção mais discreta, económica, e igualmente funcional a nível de registo de actividade.

Recentemente analisamos o Huawei Watch Fit 3, que se revelou uma boa surpresa; pelo que existia bastante curiosidade para saber como se comportaria esta Band 9 mais económica.

A Huawei Band 9

A Huawei Band 9 na verdade já quase poderia ser considerado um "mini smartwatch", adoptando um ecrã AMOLED de 1.47" de formato rectangular, com 194x368 píxeis e ajuste de luminosidade automático, resistência à água, capacidade de monitorização de dezenas de tipos de actividade, frequência cardíaca, monitorização do sono, e muito mais. A Huawei promete uma autonomia de até 14 dias em uso comum, mas que pode reduzir-se para os 3 dias no caso de se ter o ecrã sempre ligado.
Na caixa não encontramos grandes extras, com a Huawei a limitar-se ao mínimo indispensável: a Band 9, uma bracelete, e cabo de carregamento com encaixe magnético como é habitual nestes equipamentos.
As braceletes podem ser facilmente substituídas, com a bracelete fornecida a ser bastante confortável e permitir um ajuste bastante amplo a nível da grossura do pulso.

Em utilização

O processo de configuração inicial não é complicado, mas obriga ao mesmo ritual que já referimos (e criticamos) no Watch Fit 3 a nível de exigir uma conta Huawei que obriga a fornecer o número de telefone para ser criada. Felizmente, é uma coisa que apenas se faz uma vez e depois nunca mais se pensa no assunto.

O processo de interacção com o interface da Band 9 é bastante simples, com o processo de deslizar para cima/baixo/esquerda/direita a dar acesso às diferentes secções e funcionalidades, e existem diversas opções de mostradores à escolha. Infelizmente, não são assim tantos, e quem quiser para além disso arrisca-se a ter que optar pelos mostradores pagos. A visibilidade no exterior, perante sol intenso, não é a melhor, mas é suficiente para um produto nesta gama de preço - sendo que o ajuste de luminosidade automático é algo que vem facilitar a vida aos utilizadores, dispensando a necessidade de ajustes contínuos ao longo do dia, ou ao se alternar frequentemente entre uso no interior e exterior. Mas, se quiserem tirar partido do ecrã always on, podem dizer adeus à autonomia dos "14 dias". Felizmente, o processo de carregamento é bastante rápido, bastando carregá-la enquanto se toma um duche rápido para se ficar com bateria para mais um par de dias.
A nível do tracking da actividade física não há coisas a apontar. A Huawei integra as tecnologias TruSleep 4.0, TruSeen 5.5, TruRelax e TruSport, e basicamente basta "usar e esquecer" para se ir ficando com o registo ao longo do dia.

Apreciação final

A Huawei Band 9 é uma excelente opção para quem procura uma smart bracelet relativamente acessível que esteja no limiar da entrada para os smartwatches em termos de design. O seu preço oficial de 59 euros é ajustado para o que oferece, pelo que a proposta se torna ainda mais tentadora quando se encontra a Band 9 em promoção por preço abaixo dos 50 euros.

Para quem já for utilizador de produtos Huawei a questão de criar uma conta Huawei já nem se coloca, sendo que para os demais utilizadores isso representa apenas um pequeno passo inicial extra, ao estilo dos que acabam por ser inevitáveis nos dias de hoje para aderir ou usar qualquer novo produto ou serviço. Por isso mesmo, sai daqui com um nosso escaldante.

Huawei Band 9

Escaldante

Prós
  • Preço
  • Qualidade de construção
  • Ecrã com opção Always On e sensor de luminosidade

Contras
  • Exigência de número de telefone para criação da conta Huawei


Huawei Band 9

Escaldante (5/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)