A Ford quer tornar realidade aquilo que já muitos suspeitam: escutar as conversas dos ocupantes dos automóveis para lhes apresentar publicidade direccionada.
A Ford está a tentar obter uma patente para tecnologia que poderá ouvir as conversas dentro dos veículos para apresentar publicidade personalizada. O sistema analisaria conversas, localização do carro e dados de condução para oferecer publicidade direcionada aos condutores e passageiros durante as viagens. A patente sugere que, ao detectar palavras-chave nas conversas, o sistema poderia prever destinos e adaptar os anúncios em conformidade.
A tecnologia utilizaria sinais de áudio (as conversas), dados históricos e informações do veículo, como localização, velocidade e previsões de rota, para determinar os anúncios mais relevantes. O sistema poderá alternar entre anúncios de áudio e visuais, dependendo das condições de condução, maximizando as oportunidades de receitas baseadas em anúncios.
Esta patente revela um cenário preocupante para o futuro dos automóveis conectados, onde nos arriscamos a poder ver coisas do estilo: "pagar uma mensalidade extra para não se ver publicidade no carro", ao estilo do que muitos serviços online fazem. Mas se pensam que as patentes preocupantes da Ford se ficam por aqui, a Ford também registou uma patente para carros que podem monitorizar a velocidade dos carros em seu redor, fotografá-los em caso de seguirem em excesso de velocidade, e reportar o caso às autoridades; assim como automóveis com capacidade de condução autónoma que, em caso de falta de pagamento das prestações, conduziriam sozinhos para a entidade de crédito.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)