2024/09/11

SpaceX frustrada com demoras burocráticas

A SpaceX diz que está a ser forçada a esperar meses para o próximo lançamento da Starship devido a razões completamente idiotas e sem sentido.

A SpaceX anunciou que o próximo voo de teste do seu foguetão Starship será adiado até, pelo menos, ao final de Novembro, devido à demora burocrática das aprovações necessárias. A Administração Federal de Aviação (FAA) informou a empresa que não aprovará uma licença de lançamento até essa data, adiando o voo mais de dois meses face ao inicialmente previsto (meados de Setembro). A SpaceX diz que a sua Starship está pronta para novo lançamento desde o início de Agosto, mas que agora os atrasos são devidos a "razões irracionais e desesperantes".

O próximo teste será um dos mais ambiciosos da SpaceX, com a tentativa de recuperar o Super Heavy no local de lançamento, apanhando-o no ar com braços mecânicos. Embora a empresa reconheça que esta operação complexa possa exigir análises adicionais, diz que tem assistido a procedimentos que vão além do que seria "normal".
A SpaceX criticou ainda os atrasos por sendo causados por relatórios imprecisos e pressões de grupos de interesse, que, segundo a empresa, têm tentado atrasar a sua rápida evolução com acusações pseudo-científicas mal fundamentadas. Apesar de tudo isto, a SpaceX continua a preparar o lançamento, tendo recentemente feito melhorias e mais testes para acomodar o processo de agarrar o foguete em voo.

O papel da FAA na supervisão dos lançamentos espaciais norte-americanos tem-se feito sentir significativamente nos últimos anos, principalmente devido ao aumento substancial do número de lançamento da SpaceX. Embora a SpaceX tenha apelado à FAA para simplificar o processo de licenciamento, os responsáveis da agência optam por se defender usando as necessárias considerações de segurança e ambientais. Por seu lado, a empresa de Elon Musk diz que os atrasos contínuos irão afectar negativamente os programas espaciais nacionais, incluindo a missão Artemis da NASA de regresso à Lua, para a qual a Starship será um componente crucial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)