O clássico media player Winamp passa a ter o seu código fonte disponível, e pede ajuda aos fãs para se modernizar.
Tal como tinha prometido em Maio, o Winamp lançou oficialmente o seu código fonte completo no GitHub.
Criado originalmente pela Nullsoft, o Winamp tornou-se um nome reconhecido graças à sua interface flexível e fácil de usar, compatibilidade com vários formatos de áudio, incluindo podcasts e rádio via internet. Apesar do seu sucesso inicial, o desenvolvimento do leitor abrandou após a aquisição da Nullsoft pela AOL, e em 2013, o Winamp foi descontinuado. A Radionomy adquiriu-o em 2014, mas não conseguiu recuperar o seu antigo sucesso, numa altura em que a indústria da música já se ia convertendo para os serviços de streaming.
Agora, o código fonte do Winamp, juntamente com as suas ferramentas de compilação e bibliotecas associadas para Windows, estão disponíveis ao público. Isto permite aos programadores a oportunidade de contribuir, corrigir bugs e adicionar novas funcionalidades para ajustar o leitor às necessidades modernas.
Em menos de 24 horas desde que ficou disponível, o repositório do Winamp já atraiu atenções, com 2.500 estrelas e 600 forks no GitHub. A nostalgia em torno deste leitor icónico, aliada ao seu potencial de modernização, gerou entusiasmo tanto entre programadores como entre fãs de longa data. Contudo, há também quem considere a medida como sendo uma tentativa de se aproveitar do trabalho gratuito por parte da comunidade, já que apesar de ter sido disponibilizado abertamente, não se trata de código open-source, com a sua licença a proibir a distribuição de versões modificadas.
2024/09/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Como alternativa o WACUP é bastante aceitável. Não open source mas é bastante estável e mantem o feeling do antigo winamp.
ResponderEliminarAudacious é um projeto clássico de SL que trabalha com o Look and Feel no Linux (e em outros sistemas) e inclusive aceitam as skins clássicas do WinAMP
ResponderEliminar