2013/11/21

Winamp vai morrer a 20 de Dezembro


Ainda "recentemente" celebramos o 15º aniversário do Winamp, leitor de MP3 (e não só) incontornável para todos os que acompanharam a revolução dos MP3 desde o seu início, e eis que o mesmo tem agora morte anunciada para o próximo dia 20 de Dezembro (2013).



É fácil perceber que hoje em dia quase nenhum novo utilizador sinta necessidade (ou sequer tenha ouvido falar) do Winamp - hoje damos por garantido que qualquer coisa seja capaz de tocar MP3, e parecendo estranho que se tenha que recorrer a um programa "especial" para o fazer. Mas no século passado (literalmente), os MP3 eram algo revolucionário e na vanguarda da tecnologia, permitindo comprimir os "imensos" megabytes (sim, eram dezenas de MB, mas na altura era muito) de um música digital ripada de um CD para um formato comprimido de tamanho muito mais reduzido, e quase sem perda de qualidade perceptível.

É preciso fazer um esforço mental para regressarmos a uma época em que a compressão de uma música para MP3 era algo que demorava bastante tempo, e que tínhamos computadores que se "engasgavam" todos ao tentar reproduzir um destes ficheiros. O Winamp era pequeno e altamente eficiente, e apresentava também um aspecto gráfico bastante apelativo, cuja simplicidade rapidamente poderia ser alterada ao usar as imensas skins disponíveis, transformando-o num media player camaleónico (eu sempre preferi usá-lo "de origem", adicionado apenas uns filtros especiais que quase milagrosamente pareciam melhorar o som dos MP3.)


O Winamp nasceu em 1997, e em 1999 a empresa que o criou - a Nullsoft - (feita dois estudantes)  foi comprada pela AOL. Agora em 2013 chegamos ao fim de uma era, com a AOL a anunciar a sua morte para o dia 20 de Dezembro.

... Fica demonstrado que a nostalgia, por si só, não é suficiente para manter um projecto "eternamente"...



11 comentários:

  1. Durante muitos anos, o meu player de eleição. depois tornou-se muito pesado para o meu pobre p3, e encontrei alternativas mais intressantes.
    Mas é com muita pena que o vejo morrer.

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje é o player que uso em todos os pcs.
    No telefone uso o da Sony (é um xperia), achei o winamp mais pesado, nunca pensei que fosse morrer, continuo a achar que é o melhor para desktop.

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda uso... Lá terei de encontrar uma alternativa interessante!

    Com muita pena mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Eu desde 2004 que uso o Foobar2000 e nunca mais olher para trás.

    O winamp já na altura estava a ficar demasiado pesado.

    ResponderEliminar
  5. O Winamp começou a ficar uma porcaria quando se tornou um media player (versão 3). Mesmo depois disso continuei a usar o 2.9 durante vários anos até que me rendi ao foobar2000.

    É muito mais completo, é igualmente leve, personalizavel, e o seu developer pelos vistos foi um freelance que trabalhou no desenvolvimento do Winamp 3.

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem saiu uma nova versão do winamp (5.6.6.3507)!

    ResponderEliminar
  7. Chegou numa altura que começou a ficar pesado de mais nessa altura a alternativa foi encontrar outro player,
    Neste momento o meu de eleição é o AIMP3.
    Mas sem duvida o Winamp é uma referência sempre que se fala do Mp3.

    ResponderEliminar
  8. Quem gostar de usar as skins do Winamp (uso sempre as mesmas à anos) pode usar o Audacious (http://audacious-media-player.org). Existe para WIndows e Linux.
    É o que eu tenho usado desde que mudei para Ubuntu em 2010.

    ResponderEliminar
  9. Ainda hoje em dia uso a leve versão 2,80 para reproduzir os mp3.

    ResponderEliminar
  10. tem coisas que sou tradicional...para desktop não abro mão do Winamp....não sei o que vou usar a partir do dia 20...#triste

    ResponderEliminar