2013/11/21

Microsoft continua a apostar na campanha Anti-Google


Se pensavam que a Microsoft já deveria ter algum bom senso antes de se lançar em campanhas publicitárias de difamação dos seus concorrentes (e aprender com a Pepsi)... estariam errados. Depois de ter sido criticada pela campanha Scroogled e de ter insistido na dose, a Microsoft volta uma vez mais à carga, desta vez com t-shirts, canecas e demais merchandise a dizer que o Google Chrome rouba os dados dos utilizadores.

Em causa está a utilização dos emails dos utilizadores do Gmail para apresentar publicidade dirigida (se enviarem um email a falar da possibilidade de passarem as próximas férias no Dubai, é quase certo que começaram a ver publicidade a viagens e hoteis no Dubai, por exemplo). Coisa que o Google diz ser feita de forma completamente automática e sem qualquer intervenção de pessoas, e portanto não representando qualquer abuso de privacidade - para além de que não o faz para áreas sensíveis, como finanças, etc.

O caso torna-se também mais caricato quando se sabe que a própria Microsoft faz precisamente o mesmo tipo de coisa, varrendo os emails dos seus serviços, só que neste caso "apenas com o intuito de detectar e bloquear links perigosos e malware". Ora... se eles querem duvidar de que o sistema do Google é automatizado e sem intervenção humana, não se poderá aplicar exactamente a mesma dúvida aos seus serviços? Afinal... ambos têm que passar "os olhos" (digitais) pelo conteúdos dos emails dos utilizadores - sendo que os mesmos têm que confiar neles para que essa informação não seja usada de forma indevida.

Dúvidas e questões técnicas à parte... penso que fica muito mal a uma empresa com a dimensão e tradição da MS ter que recorrer a campanhas deste tipo, de queixinhas e mal-dizer sobre os seus concorrentes, em vez de se focarem em demonstrar as mais valias que poderiam fazer com que mais utilizadores tivessem vontade de experimentar os seus serviços.

1 comentário:

  1. Não percebo esta guerra, acho que estas coisas são para bem dos consumidores. Tal como vão ao hipermercado e encontram lá tudo escusando ir a um talho, uma peixaria, uma padaria, etc.
    Se vou comprar carne é possível que esteja interessado em pão da mesma forma que quando compro um bilhete de avião é possível que esteja interessado em reservar um quarto de hotel e/ou alugar um carro...

    ResponderEliminar