WhatsApp vai guardar contactos na app; Huawei lança HarmonyOS Next na China; Google Keep prepara notas com escrita manual; Raspberry Pi lança SSDs para melhor desempenho; ARM cancela licença de Qualcomm para criar chips; Western Digital corrige SSDs que encravam Windows 11; e Android 15 impede acesso a notificações com códigos 2FA para maior segurança.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato; e recordo que está também a decorrer o passatempo adicional do 17º aniversário do AadM.
Gemini com eventos, notas e tarefas
A Google está a expandir as funcionalidades do assistente AI Gemini, permitindo a sua integração com o Google Calendar, Keep e Tasks. Com estas novas extensões, os utilizadores podem criar e editar eventos no calendário, lidar com apontamentos e notas no Keep e gerir tarefas e lembretes no Tasks, tudo através da app Gemini. Inicialmente disponível apenas para utilizadores do Pixel 9, estas funcionalidades agora estão acessíveis noutros equipamentos Android, mas por enquanto apenas para subscritores do Google Workspace com o add-on Gemini.As novas extensões do Gemini facilitam a gestão das actividades diárias. Os utilizadores podem criar eventos, procurar datas específicas e até cancelar eventos no Calendar. No Tasks, podem adicionar lembretes e actualizar listas de tarefas, enquanto o Keep oferece ferramentas para criar notas, listas e consultá-las em conversas com o assistente. Resta esperar que, num futuro não muito distante, também fiquem acessíveis para os utilizadores gratuitos.
iPad Mini 7 suporta recuperação wireless via iPhone ou iPad
À semelhança dos iPhones mais recentes, o novo iPad Mini 7, lançado com o iOS 18, inclui a funcionalidade de recuperação over-the-air, permitindo recuperar um dispositivo completamente bloqueado usando outro iPhone ou iPad. Este método de recuperação elimina a tradicional necessidade de fazer esse processo através da ligação a um computador, uma vez que o dispositivo auxiliar descarrega e transfere o firmware para o dispositivo com problemas. Até agora apenas os iPhone 16 suportavam esta função, mas fica confirmada que também é possível no iPad Mini 7 equipado com o chip A17 Pro.Esta funcionalidade utiliza a mesma partição RecoveryOS encontrada nos modelos iPhone 16, desmentindo a teoria de que seria exclusiva de dispositivos com o chip A18. Embora ainda não seja claro se a Apple vai estender esta funcionalidade a outros dispositivos iOS mais antigos através de actualizações de software (é sempre mais arriscado fazer actualizações que impliquem mudanças nas partições) pelo menos indica que deverá tornar-se comum em todos os novos dispositivos lançados pela Apple.
Netflix desiste da aposta nos jogos?
A Netflix encerrou o seu estúdio de jogos "Team Blue", que estava a trabalhar num jogo AAA de grande orçamento. O estúdio contava com veteranos de títulos icónicos como Halo, Overwatch e God of War. Este encerramento indica que a Netflix pode estar a enfrentar dificuldades na sua expansão para os videojogos, em que tem apostado desde 2021, e para o qual tinha grandes esperanças de se tornar num grande sucesso. O projecto do Team Blue era visto como um grande passo para a entrada da Netflix no mercado dos jogos multiplataforma, demarcando-se dos jogos casuais mais simples que tem disponibilizado.Esta decisão sugere que os esforços da Netflix no mundo dos jogos podem não estar a correr como esperado. Um relatório de 2022 indicava que menos de 1% dos subscritores estavam a jogar os jogos da Netflix. Apesar da empresa ter acrescentado alguns jogos mais mais populares desde então, parece que os utilizadores não estão muito dispostos a deixar a Netflix assumir o papel de "loja de jogos". Já era previsível que não seria algo que conseguiria a curto prazo, mas parece que agora começa a perder a paciência, pelo menos a nível de criar os seus próprios jogos com produções mais dispendiosas.
Mulher fica presa em fenda ao tentar apanhar iPhone
Num caso insólito na Austrália, uma mulher de 23 anos ficou presa de cabeça para baixo numa fenda estreita entre rochas ao tentar recuperar o seu iPhone. A jovem deixou cair o telemóvel e, ao tentar apanhá-lo, escorregou e caiu três metros, ficando presa pelos pés entre dois grandes pedregulhos. As equipas de resgate foram chamadas, mas demoraram cerca de sete horas a libertá-la.Foi necessário remover diversas pedras para permitir o acesso, mas pelo menos tiveram a sorte da jovem se manter calma durante todo o processo, algo que não me parece nada fácil considerando as condições claustrofóbicas em que se encontrava. Saiu do incidente com ferimentos ligeiros e, apesar de todo o sofrimento, não conseguiu recuperar o seu iPhone.
Curtas do dia
- WhatsApp para iOS ganha novos widgets
- Nivida diz ter corrigido falha nos chips AI Blackwell
- iPad Mini 7 pode não ter resolvido totalmente o jelly scrolling
- Desaparecimento de seguidores do LinkedIn foi apenas um bug
Resumo da madrugada
- Xiaomi Mi TV Stick a €39
- Huawei lança HarmonyOS Next
- Disco externo Seagate de 14TB a €309
- WhatsApp vai guardar contactos na app
- Google Keep prepara notas com escrita manual
- Raspberry Pi lança SSDs para melhor desempenho
- ARM cancela licença de Qualcomm para criar chips
- Western Digital corrige SSDs que encravam Windows 11
- Android 15 impede acesso a notificações com códigos 2FA
- Qualcomm apresenta Snapdragon Cockpit Elite e Ride Elite para automóveis
Curiosidade do dia: O primeiro CPU produzido comercialmente foi o Intel 4004. Lançado em 1971, este CPU de 4-bits funcionava a 750 kHz e era constituído por 2250 transístores. Para comparação, um CPU moderno pode contar com 40 mil milhões de transístores e funcionar a mais de 5 GHz.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)