Tesla prepara evento robotaxi para amanhã; OneDrive com nova app e pastas coloridas; Google Chat com transcrições de mensagens de voz e mensagens vídeo mas só para quem paga; MS facilita uso de passkeys no Windows; YouTube esconde o botão "skip" da publicidade; e bug no Microsoft Word apaga documentos em vez de os guardar.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.
Galaxy Z Fold 2 de 2020 deixa de receber actualizações
Apesar de agora a Samsung prometer 7 anos de actualizações, alguns dos seus modelos topo de gama dos anos anteriores começam a ficar esquecidos e obsoletos. É esse o caso do Galaxy Z Fold 2, que apesar de ter sido lançado em 2020 com um preço na ordem dos 2 mil euros, deixa de receber actualizações - e estamos a referir-nos às actualizações de segurança, que fazem com que se torne um risco crescente continuar a usar este smartphone.Ainda por cima, nem sequer se tem a opção de poder usar um sistema alternativo, estilo o LineageOS, já que a Samsung tem sido bastante agressiva contra o desbloqueio do bootloader, fazendo coisas como desactivar as câmaras. Por este andar, ainda vai ser necessária a "intrometida" acção de legislação, para obrigar os fabricantes a que, no mínimo, facilitem que os seus produtos possam ser mantidos de forma não oficial após o período de suporte oficial. É vergonhoso que um dispositivo de 2 mil euros deixe de poder ser utilizado ao fim de quatro anos, só por falta de actualizações de software. Caso que torna completamente cómico os argumentos de que os fabricantes se "preocupam com o ambiente" ao não incluirem carregadores nas caixas.
Surface Duo 2 também perde actualizações
O problema da falta de actualizações não é exclusivo de uma só marca. Também a MS fez um péssimo trabalho a nível do suporte para o curioso dobrável Surface Duo 2, que recebeu apenas uma única actualização de sistema para o Android 12L e deixa de ter actualizações.Neste caso, estamos a falar de um dispositivo que custava cerca de 1500 euros e que foi lançado em 2021. E mesmo assim, também fica destinado a ser atirado para a gaveta das "curiosidades dispendiosas", por todos os que não se quiserem sujeitar a utilizar um dispositivo sem as mais recentes actualizações de segurança.
Prémio Nobel da Física vai para... AI
O prémio Nobel da Física de 2024 está a gerar alguma polémica, tendo sido atribuído a John J. Hopfield da Universidade de Princeton e Geoffrey E. Hinton da Universidade de Toronto, pelo seu trabalho em machine learning com redes neuronais artificiais.O seu trabalho de investigação na área remonta há décadas, sendo que nos últimos tempos Hinton tornou-se mais "conhecido" por ter estado envolvido no desenvolvimento do DeepMind da Google e ter optado por sair da Google em 2023 para ter liberdade para falar dos "perigos da AI".
Enquanto isso, existe discórdia no sector académico, com diversas pessoas a acharem que este tipo de trabalho não se enquadra na área da "Física".
Snapchat vai meter publicidade nas conversas
Podemos estar num ponto de viragem nos serviços de mensagens. O Snapchat perdeu o pudor e vai começar a injectar publicidade directamente na secção de mensagens, que até aqui se mantinha livre de publicidade.Sabendo-se que grande parte dos demais serviços de mensagens frequentemente olha para as novidades do Snapchat como exemplo a seguir, não será descabido que outros serviços comecem a considerar esta mesma técnica, começando por começar a apresentar mensagens na secção de mensagens, e talvez eventualmente até comecem a considerar apresentar publicidade metida directamente entre as próprias mensagens de respota dos utilizadores. Algo que depois convidariam os utilizadores a poderem remover mediante o pagamento de uma módica subscrição mensal.
Curtas do dia
- X pode retomar operações no Brasil
- MacBooks Pro M4 aparecem à venda em sites russos
- Swift Student Challenge da Apple regressa em Fevereiro de 2025
- Alemães acusam apóstrofo "à inglesa" de contaminar ortografia germânica
- Anthropic também passa a oferecer batch processing para funções AI mais baratas
Resumo da madrugada
- Tesla prepara evento robotaxi
- Microsoft Office 365 Family a €51
- Coluna BT Tronsmart Bang SE a €55
- MS facilita uso de passkeys no Windows
- OneDrive com nova app e pastas coloridas
- YouTube esconde o botão "skip" da publicidade
- MediaTek revela Dimensity 9400 com CPU de 3.63 GHz
- Apple Watch Series 10 continua a ser difícil de reparar
- Bug no Microsoft Word apaga documentos em vez de os guardar
- Google Chat com transcrições de mensagens de voz e mensagens vídeo
Curiosidade do dia: O SAPO foi criado em Setembro de 1995 no Centro de Informática da Universidade de Aveiro. O nome surgiu a partir da sigla do serviço, S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses), que mais tarde evoluiu para Servidor de Apontadores Portugueses Online, resultando na sigla SAPO conhecida de todos os portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)