Mantendo o seu habitual ritmo agressivo de lançamentos para se manter na linha da frente das tecnologias AI, a OpenAI dá novo salto com a chegada do "Deep Research" no ChatGPT.
O Deep Research é um novo agente AI baseado no recém-lançado modelo o3, e foi concebido para auxiliar utilizadores em pesquisas aprofundadas em áreas como finanças, ciência, políticas públicas e engenharia. Ao contrário das respostas rápidas e genéricas do ChatGPT normal, o Deep Research foca-se em fornecer informações bem documentadas, baseadas em informação actual recolhida de múltiplas fontes online. A ferramenta também pode ser útil para quem precisa de comparar produtos detalhadamente antes de uma compra, como automóveis, electrodomésticos e outros.
Inicialmente disponível para utilizadores ChatGPT Pro, com um limite de 100 pesquisas por mês, o Deep Research será futuramente alargado a subscritores Plus (10 pesquisas por mês), Team e Enterprise, e mais tarde, aos utilizadores gratuitos (de forma bastante limitada). Para tal bastará seleccionar o novo botão de Deep Research no ChatGPT, onde além das perguntas também se poderá anexar ficheiros. As respostas demoram entre 5 a 30 minutos a serem geradas, e embora por agora os resultados sejam apenas em texto, a OpenAI já anunciou que em breve passará a suportar imagens incorporadas, gráficos e integração com bases de dados.
Para garantir maior precisão, o Deep Research utiliza uma versão optimizada do modelo o3 da OpenAI, treinado através de "reinforcement learning" para navegação web e análise de dados. Este modelo pode processar grandes volumes de texto, imagens e PDFs, citar fontes específicas e até criar gráficos interactivos.
No teste "Humanity's Last Exam", em que modelos como o GPT-4o conseguiam apenas 3.3%, o DeepSeek R1 obtinha 9.4%, e o mais recente o3-mini (high) se ficava pelos 13%, o Deep Research consegue uns inesperados 26.6%.
Infelizmente - além de só estar disponível para os utilizadores Pro - o Deep Research é também algo que, por agora, também não fica disponível para os utilizadores europeus, ao contrário do Custom ChatGPT que a OpenAI recentemente passou a disponibilizar na Europa.
2025/02/03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)