Com a pressão de modelos como o DeepSeek, a OpenAI lança finalmente o o3-mini, com capacidade de raciocínio, e que fica disponível também no ChatGPT gratuito.
Depois do poderoso mas super dispendioso o1, a OpenAI focou-se na optimização de recursos - bem necessário para fazer frente a modelos super-eficientes como o DeepSeek V3 e R1) - e o resultado é um modelo o3-mini que consegue ter um desempenho idêntico e superior ao do o1, mas que é muito mais rápido e tem um substancialmente inferior. Tanto mais que até o disponibiliza no ChatGPT gratuito, seleccionando-se a nova opção "Reason".
Uma das principais novidades do o3-mini é chegar em três variantes de nível de raciocínio - low, medium, high - permitindo aos utilizadores maior opção de esoclha entre precisão e velocidade. Mesmo no nível mais baixo, o desempenho do modelo iguala o o1-mini em programação e matemática, enquanto no nível mais alto, pode superar o modelo completo o1. A OpenAI afirma que os testes mostram uma redução de 39% em erros graves e uma preferência de 56% pelos resultados do o3-mini, além de uma melhoria de 24% no tempo de resposta. O modelo também inclui uma funcionalidade de pesquisa (ainda em modo de teste), que permite encontrar informações actualizadas e fornecer links para fontes relevantes.
Como se poderia imaginar, embora esteja disponível no plano gratuito, existem limites de utilização do novo modelo o3-mini para os utilizadores do ChatGPT grátis. Quem quiser mais acesso pode optar pelo ChatGPT Plus, que tem limites de utilização superiores; enquanto que a modalidade ChatGPT Pro de $200 por mês tem acesso ilimitado a este modelo.
A OpenAI promete o lançamento da variante o3-pro mais poderosa para daqui a cerca de um mês, e que também deverá incluir um novo gerador de imagens AI superior ao actual Dall-E 3. Promete também resolver a questão das designações dos seus modelos, que é uma confusão completa, o o3 é melhor que o o1, que é imensamente melhor que o 4o, que é melhor que o 3.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)