OpenAI interessada em ficar com o Chrome; Audi lança AUDI E5 para a China; OnePlus 13T chega com bateria de 6260 mAh; TSMC prepara chips de 1.4nm para 2028; o YouTube celebra 20 anos com novas funcionalidades Premium; e Google desiste de remover cookies no Chrome.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.
Gemini 2.0 Flash promete conversas melhoradas
A Gemini fez algumas melhorias ao Gemini 2.0 Flash, que diz resultarem numa experiência de conversação mais natural.Esta tendência de melhorias "constantes" a modelos existentes pode resultar em efeitos inesperados; já que pode fazer com que as interacções a que se está habituado mudem, e sem se saber muito bem quando, como, ou porquê. Por exemplo, noutros modelos AI já têm ocorrido actualizações que fazem com que o modelo queria ser mais prestável com mensagens "proactivas", que acabam por não ser muito bem recebidas pelos utilizadores, que querem apenas que o assistente se limite a fazer o que é pedido sem "paleio" extra (algo que se pode eliminar com um pedido mais elaborado que especifique como se espera que ele se comporte).
Parece-me que, num futuro não muito distante, passará a ter que haver uma forma standard de definir a "personalidade" que se deseja no modelo AI, para que não se fique sujeito a estas alterações de comportamento quando são feitas actualizações do lado de lá.
Threads expande publicidade a mais países
Não se pode dizer que seja inesperado. Depois de ter começado a testar publicidade no Threads em Janeiro nos EUA, é agora vez dessa medida ser expandida a mais países.A Meta deve considerar já ter atingido "massa crítica" no número de utilizadores da plataforma que se apresenta como alternativa ao X; faltando agora saber qual será a frequência com que estas publicações publicitárias serão apresentadas (no X, por vezes são apresentados a cada quatro publicações que se seguem, ou praticamente uma por cada ecrã que se faça scroll). A alternativa será procurar plataformas ainda sem publicidade, ou sucumbir às modalidades pagas que removem a publicidade, caso existam.
Stellantis promete baterias solid-state para breve
A Stellantis diz que sua parceria com a Factorial está a dar bons resultados e que nos aproximamos do momento de transição para baterias solid-state nos automóveis eléctricos.Estas baterias têm maior densidade que as baterias actuais, e permitem carregamento (e descarregamento) mais rápido, em maior gama de temperaturas. Por agora a bateria permite carregamentos de 15-90% em 18 minutos e já demonstrou manter a capacidade após 600 ciclos de carga. Tendo já sido validada para uso automóvel, o próximo passo será a sua instalação em pequena escala numa frota de veículos em 2026, para testes adicionais.
Perplexity também quer o Chrome
A guerra pelo Chrome começa a aquecer. Depois da OpenAI ter demonstrado interesse em ficar com o Chrome caso a Google seja forçado a separar-se dele, também a Perplexity revela que quer ficar com o mais popular browser do mercado.As vantagens seriam as mesmas: um aumento substancial do número de utilizadores do seu assistente e serviços AI (assumindo-se que passariam a ser integrados no browser). Mas curiosamente - ou não - a Perplexity considera a OpenAI como uma ameaça ainda maior que a Google, dizendo que prefere que o Chrome se mantenha na Google caso a alternativa seja ter o browser a passar para a OpenAI.
Curtas do dia
- Microsoft 365 Copilot ganha novas funcionalidades
- Trump pode ter dado excepções de tarifas exclusivas para a Apple
- VW arranca serviço de táxis autónomos via Uber nos EUA em 2026
- Google diz que Gemini tem 350M de utilizadores mensais - menos que os 600M que estima usarem o ChatGPT
Resumo da madrugada
- Audi lança AUDI E5 para a China
- Tablet gráfico Huion HS611 a €66
- WhatsApp lança Advanced Chat Privacy
- TSMC prepara chips de 1.4nm para 2028
- OpenAI interessada em ficar com o Chrome
- OnePlus 13T chega com bateria de 6260 mAh
- Google desiste de remover cookies no Chrome
- Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €99
- Assistente de voz Perplexity já disponível no iOS
- YouTube celebra 20 anos com novas funcionalidades Premium
Curiosidade do dia: O primeiro implante de um pacemaker foi feito na Suécia em 1958. O dispositivo falhou passadas meras 3 horas, obrigando à sua substituição por outro, que durou 2 dias. Mas isso não foi o fim, apenas o princípio: o paciente, Arne Larsson, acabou por receber 26 pacemakers ao longo da sua vida, resistindo até 2001 quando faleceu com 86 anos de idade.





















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)