A Apple volta a ser criticada na Europa por tentar afastar utilizadores de apps que oferecem métodos de pagamento alternativos. Certas apps na App Store, como a Instacar da Hungria, surgem agora com um ícone de aviso vermelho e uma mensagem a alertar que não utilizam o sistema de pagamentos "privado e seguro" da Apple, insinuando riscos adicionais.
Este aviso já existe desde Março de 2024, quando a Apple começou a cumprir a Lei dos Mercados Digitais da UE (DMA). Contudo, como poucas apps adoptaram pagamentos externos, o tema passou despercebido, até agora. A Apple diz estar disposta a mudar para um aviso menos agressivo (que foi o que tinha indicado aos developers que iria utilizar) mas que aguarda da UE para o implementar.
A mensagem explica que os utilizadores terão de fornecer dados pessoais e de pagamento directamente aos programadores e seus parceiros, apresentando isto como uma preocupação de privacidade e segurança. No entanto, há quem considere que o objectivo é simplesmente desencorajar a concorrência - já que isso é meramente o que se passa em todo e qualquer pagamento online.On the left is what Apple tells developers their apps are going to look like if they add support for alternative payment systems.
— Kosta Eleftheriou (@keleftheriou) May 16, 2025
On the right is what Apple actually shows.
Would love to see all the “make it more scary” internal communications that led to this: pic.twitter.com/fjOJVDeu7v
A abordagem da Apple já motivou críticas das autoridades europeias, que acusam a empresa de tornar excessivamente complicado o uso de lojas de apps e pagamentos alternativos. A polémica intensificou-se após o caso Epic vs Apple, que proibiu este tipo de tácticas dissuasoras nos EUA - uma decisão que, por agora, a Apple não aplicou ao resto do mundo.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)