2025/07/06

Apple prepara sensor de imagem com gama dinâmica idêntica ao olho humano

A Apple parece estar a explorar sensores de imagem com capacidade "HDR" nativa, idêntica à dos olhos humanos.

A Apple registou uma nova patente que revela estar a trabalhar num sensor de imagem inovador capaz de atingir níveis de alcance dinâmico próximos dos do olho humano. Esta tecnologia poderá permitir que futuros iPhones e dispositivos da marca captem fotos e vídeos com muito mais detalhe, mesmo em cenários com diferenças extremas de iluminação.

A patente descreve um sensor com design em camadas: a camada superior capta a luz, enquanto a inferior trata da imagem, reduz o ruído e ajusta a exposição. Uma das novidades é o LOFIC (Lateral Overflow Integration Capacitor), que permite a cada pixel adaptar-se a diferentes níveis de luz. Isto ajudaria, por exemplo, a manter detalhe tanto em zonas muito claras como muito escuras da mesma imagem. Actualmente, os sensores de smartphones conseguem captar entre 10 a 13 stops de alcance dinâmico. A tecnologia da Apple aponta para cerca de 20 stops, um valor próximo dos 20 a 30 stops estimados para o olho humano. Se atingir esse patamar, a Apple poderia fazer com que as câmaras dos iPhones superassem até câmaras de cinema de topo, como a ARRI ALEXA 35, que suporta até 17 stops. O sensor inclui ainda um sistema de redução de ruído integrado em cada pixel, que anula o ruído electrónico causado pelo calor em tempo real.

Apesar de uma patente não garantir a chegada imediata da tecnologia ao mercado, o facto de ser uma evolução dos sistemas já utilizados actualmente nos sensores Sony que a Apple utiliza - e, como tal, significando que poderia ser facilmente adaptada aos sistemas de fabrico actuais - faz com que existam boas probabilidades de que se possa materializar nos primeiros sensores de imagem "Apple" nos próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)