2025/07/02

Dodge Charger Daytona EV recolhido por falta de "barulho"

A Dodge fez questão de adicionar barulhentos sons falsos ao Charger Daytona, mas que agora o fazem regressar às oficinas para correcção.

O Dodge Charger Daytona EV está a ser alvo de uma recolha curiosa: mais de 8000 unidades terão que se dirigir às oficinas por não emitirem os sons falsos obrigatórios. O modelo, que tinha como elemento de destaque poder simular o rugido de um motor V8 (com até 126 dB!) para manter o espírito dos muscle cars na era eléctrica, falhou em cumprir essa exigência de segurança para peões.

A Stellantis descobriu que os Charger produzidos entre Abril de 2024 e Março de 2025, podem ter saído da fábrica sem a capacidade de emitir estes sons. Ao estilo do que acontece na UE, também nos EUA existe uma norma que obriga veículos eléctricos e híbridos a emitirem ruído a velocidades até 30 km/h, para alertar peões da sua presença. Sem a correcção os carros em questão não cumprem os regulamentos de segurança rodoviária, pelo que os proprietários receberão um aviso oficial para visitar as oficinas. O problema foi identificado após análise de dados de garantia e assistência ao cliente, confirmando que o som exterior podia simplesmente não funcionar em alguns casos.
O Charger Daytona EV conta com o "Fratzonic Chambered Exhaust", um sistema que mistura colunas e câmaras acústicas para imitar o som de um V8 Hellcat com uma intensidade de 126 dB - nível mais alto do que muitos concertos de rock - e que muito foi criticado pelos fãs dos automóveis eléctricos por ser completamente despropositado e desadequado. Agora, ironicamente, o carro está a ser chamado à revisão por nem sequer fazer o nível de barulho que é exigido por motivos de segurança a baixa velocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)