Parece estar confirmado um acompanhante robótico da Apple, para colocar na secretária.
A Apple está a desenvolver um robot de secretária com lançamento previsto para 2027, que pretende combinar utilidade doméstica com assistente digital AI que pode fazer companhia ao utilizador. O dispositivo terá um ecrã de 7" montado num braço móvel capaz de rodar e estender-se cerca de 15 cm, permitindo que se vire para quem estiver a falar e reaja de forma física para demonstrar "emoções". Conhecido internamente como "Pixar Lamp", o objectivo é que o robot se comporte mais como uma presença na sala do que como um simples dispositivo inteligente.
Com uma versão redesenhada da Siri, o robot será capaz de manter conversas e apresentar uma "personalidade visual" que ajude a definir a sua identidade própria. Além das conversas semelhantes aos assistentes de voz mais avançados, terá ainda suporte para chamadas FaceTime com seguimento automático do utilizador. Ainda em fase de protótipo, o design final e funcionalidades não estão ainda totalmente definidos, e o objetivo de lançamento em 2027 poderá ser adiado caso o desenvolvimento sofra atrasos.
Embora houvesse rumores de que este dispositivo pudesse ser lançado já no próximo ano, fica desde logo explicado porque é que isso não acontecerá - devido ao grande atraso da Apple na criação de uma Siri AI actualizada. Este dispositivo não fará grande sentido sem essa componente imprescindível, mas torna-se também num dispositivo que marca a entrada da Apple em dois sectores críticos para o futuro: o dos companheiros virtuais, que assumirão cada vez maior importância à medida que se vai tendo uma sociedade cada vez mais envelhecida; e a dos sistemas robóticos, que irão trazer grandes revoluções a nível social nas próximas décadas - e que acabarão por poder convergir, se/quando os robots humanóides tiverem preços que lhes permitam poder servir de "companhia" nos nossos lares (além de tratarem das lides domésticas sem se queixarem).
2025/08/14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)