2025/08/14

Tesla prepara mudança para Unreal Engine

A Tesla está a preparar-se para mudar os gráficos 3D do interface dos seus automóveis para o Unreal Engine.

A Tesla está a preparar uma grande actualização visual para a visualização dos modos Autopilot e Full Self-Driving (FSD). As versões mais recentes do firmware dos Model S e Model X com hardware MCU 3 baseado em AMD já incluem o Unreal Engine, em substituição do motor open-source Godot usado actualmente. O Unreal, famoso por ser usado em inúmeros jogos, permitirá gráficos mais realistas e detalhados, sugerindo que a Tesla está a planear melhorias na forma como apresenta interface aos condutores.

A mudança poderá trazer modelos mais detalhados e realistas, com melhor iluminação, e até terreno 3D. Actualmente, as visualizações mostram um mundo simplificado, com veículos básicos, e apenas alguns elementos como cones ou sinais. Com o Unreal Engine, poderão surgir detalhes como lombas, rails de proteção, reboques ou até modelos mais fiéis dependndo do tipo de veículos. Mais do que estética, isto pode ajudar o condutor a perceber melhor o que o carro detecta, aumentando a confiança no sistema.
Há também a possibilidade de serem mostrados mapas 3D, semelhantes aos do Google ou Apple Maps, com edifícios com maior detalhe. A Tesla já recorre a APIs do Google para dados de navegação, pelo que integrar visuais 3D mais ricos poderia facilitar a orientação do condutor. A Rivian adotou um estilo mais "cartoon" com o Unreal, mas espera-se que a Tesla mantenha um visual limpo e realista para manter a continuidade com aquilo a que os utilizadores estão habituados.

Contudo, há um senão: o Unreal Engine exige mais recursos que o Godot, o que significa que estas melhorias deverão ficar limitadas aos veículos mais recentes equipados com processadores AMD. Os modelos com sistemas Intel mais antigos provavelmente não receberão esta actualização, voltando a levantar questões sobre como ficam as promessas de que também eles teriam direito ao eternamente prometido "FSD", que o próprio Elon Musk já confirmou que obrigaria a uma actualização de hardware (ao contrário do que tinha sido inicialmente prometido).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)