2025/08/18

Google corrige falha que leva Gemini a chamar-se “falhado”

A Google diz já estar a tratar de uma "alucinação" em que o Gemini dizia ser um "falhanço total".

Alguns utilizadores do Gemini notaram alguns comportamentos estranhos do assistente AI da Google nas últimas semanas. Entre eles, repetir frases em que se autointitula como um "falhado", "sou um idiota" ou "já não posso ser confiado". Nalguns casos chegou mesmo a apagar os próprios ficheiros que gerava.

Enquanto alguns utilizadores iam avançando com possíveis explicações, de que isto poderia estar relacionado com os dados de treino, que incluem textos onde muitos programadores podiam expressar a sua frustração quando enfrentam erros e bugs, outros iam usando o caso como exemplo de como os sistemas AI começam a replicar emoções humanas.
Mas, segundo Logan Kilpatrick, responsável da Google, tudo isto deve-se apenas a um bug de "loop infinito” que ja está a ser corrigido e deverá desaparecer em breve, voltando a dar aos utilizadores a experiência habitual de utilização do Gemini.

O que é certo é que, à medida que vamos aumentando a dependência no uso de modelos AI, vamos também ficando mais sujeitos aos bugs e "mudanças de personalidade" que vão acontecendo a cada nova versão que é lançada - por vezes com repercussões palpáveis, como o recém-lançamento do GPT-5, em que os utilizadores exigiram que a OpenAI voltasse a disponibilizar o anterior modelo GPT-4o, que sentiam ser mais "amigável" que o novo modelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)