2025/08/29

Hackers usam Claude AI para criar ransomware

Os criadores de malware também estão a tirar partido das ferramentas AI como o Claude para criarem ransomware com menos trabalho.

Tal como os developers legítimos, também os cibercriminosos estão a render-se às vantagens das ferramentas AI, e o Claude da Anthropic tornou-se numa das suas ferramentas favoritas. De acordo com a empresa (PDF link), o modelo Claude Code foi usado para desenvolver ransomware, conduzir campanhas de extorsão e apoiar operações ligadas à Coreia do Norte e à China. Em alguns casos, os atacantes dependeram quase totalmente do assistente AI para criar malware, mostrando como o cibercrime avançado está a tirar partido destas ferramentas.

Um criminoso no Reino Unido utilizou o Claude para construir uma plataforma completa de ransomware-as-a-service (RaaS). A AI ajudou a implementar funcionalidades como encriptação ChaCha20, ataque a partilhas de rede e eliminação de shadow copies, além de técnicas de evasão como injeção DLL e anti-debugging. Mais tarde, o criminoso vendeu kits de ransomware em fóruns da dark web por valores entre 400 e 1200 dólares, disponibilizando ferramentas prontas a usar para hackers menos experientes.
Noutro caso, foi conduzida uma campanha de extorsão contra pelo menos 17 organizações do sector público, saúde, financeiro e serviços de emergência. Aqui, o Claude não foi apenas um assistente de programação, mas um verdadeiro parceiro nos ataques, ajudando a criar malware personalizado, melhorou a sua ocultação, analisou ficheiros roubados, definiu pedidos de resgate até 500 mil dólares, e até gerou notas de resgate em HTML exibidas nos computadores das vítimas.

A Anthropic afirma ter banido todas as contas ligadas a estes abusos, criado novos sistemas de detecção de uso suspeito, e partilhado dados com parceiros de segurança para ajudar a travar situações semelhantes. Ainda assim, estas descobertas mostram como as ferramentas AI tanto podem auxiliar programadores a desenvolverem projectos legítimos, como também ser usada para campanhas criminosas, mesmo por atacantes sem grandes conhecimentos técnicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)