2025/08/09

OpenAI apressa-se a corrigir GPT-5

A OpenAI anunciou já ter feito uma série de correcções ao GPT-5, fez regressar o GPT-4o, e aumentado os limites de uso.

A OpenAI não se pode dar ao luxo de perder o "estatuto" de empresa apreciada no sector AI, e depois do lançamento de um GPT-5 que não impressionou os especialistas, apressou-se a lançar uma série de correcções.

Para começar, a empresa revelou que de facto existia um problema no sistema de selecção automática do modelo GPT-5 mais adequado, que foi responsável por grande parte do desapontamento de quem experimentou o GPT-5 nas primeiras horas. Mas além de ter corrigido isso, a OpenAI está também atenta às críticas dos utilizadores, tendo por isso feito regressar o modelo antigo GPT-4o, que é "pior" mas que continua a ser apreciado por muitos utilizadores (já por cá tinha falado de como é irritante quando as empresas AI mudam a "personalidade" dos assistentes AI, fazendo com que os utilizadores sintam que perderam o seu "velho conhecido") - no entanto, só fica disponível para as modalidades pagas. Os utilizadores pagos também vêem o limite de acesso duplicado face ao que tinha sido anunciado inicialmente, com a empresa a dizer que na próxima semana lançará novas versões "mini" do GPT-5 e GPT-5 thinking para entrarem em acção quando esses limites forem superados.


Nesta altura o novo GPT-5 já deverá estar disponível para todos os utilizadores, pagos e gratuitos.

Uma das coisas que continua a ser muito criticada é o facto de, na ânsia de erradicar a selecção manual de modelos (que era uma confusão para os utilizadores comuns), a OpenAI deixa agora os utilizadores do GPT-5 "às cegas", não sabendo qual o modelo que está a ser usado nem como as suas perguntas irão afectar os limites de uso. É de esoerar que nos próximos dias a OpenAI também lance novidades a esse nível, para mais fácil indicar que modelo está a ser usado.

E por último, embora a OpenAI diga que não tem sentido falta de janelas de contexto maiores e que isso não é uma prioridade, esse é um campo em que a empresa tem ficado para trás. O GPT-5 continua a ter uma janela máxima de 256k tokens, enquanto até o mais recente modelo aberto Qwen3 passou a ter uma janela de contexto de 1M de tokens, ao nível do Gemini Pro.

Enquanto isso, Elon Musk vai relembrando que o Grok 4 mantém a liderança nalguns benchmarks, enquanto vai promovendo a geração de imagens e vídeos a "velocidade ultra rápida", e o lançamento de uma versão "muito melhor" - que entrará na categoria de "AGI" - antes do final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)