2025/09/13

Albânia apresenta ministra virtual AI

O PM da Albânia, Edi Rama, revelou a primeira ministra virtual AI que irá integrar o seu governo, chamada Diella.

A Albânia surpreendeu ao nomear Diella, uma ministra "AI", para gerir os concursos públicos do país. Segundo o primeiro-ministro, a nova responsável será imune a subornos, ameaças ou favoritismos, garantindo que os contratos governamentais com empresas privadas sejam 100% livres de corrupção.

A medida chega num contexto em que os concursos públicos têm estado no centro de escândalos de corrupção, num país frequentemente apontado como ponto estratégico para redes de tráfico e branqueamento de capitais. Rama, que inicia o seu quarto mandato, diz que a nova ministra ajudará a limpar a imagem da Albânia, um passo que considera essencial para a sua ambição de entrada na União Europeia até 2030. Diella não é uma completa novidade: já existia desde o início do ano como assistente virtual na plataforma e-Albania, ajudando cidadãos e empresas a obter documentos oficiais de forma rápida, combatendo a burocracia. Agora, assume um papel ainda mais central, apresentado pelo governo como um marco histórico, sendo a "primeira ministra AI do mundo".

Apesar do entusiasmo oficial, persistem dúvidas sobre o verdadeiro impacto da iniciativa. O governo não esclareceu até que ponto haverá supervisão humana sobre as decisões da AI, nem como pretende evitar manipulações. Nas redes sociais, o cepticismo também é evidente, havendo quem diga que a corrupção irá continuar, mas que agora vão poder atirar as culpas para a ministra virtual sem haver culpados reais.

Bem, parece que as empresas na Albânia irão começar a contratar "jailbreakers" AI, para adicionarem aos cadernos de encargos alguns prompts que assegurem que a sua proposta é escolhida pela ministra AI!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)