2025/09/11

BMW diz que CarPlay e Android Auto não são tão populares como se pensa

A BMW diz que o uso do CarPlay e Android Auto não é assim tão popular para efeitos de navegação.

Apesar de haver um grupo bastante vocal de utilizadores que faz questão de anunciar que não compará um carro que não tenha CarPlay e Android Auto, a BMW diz que esse não é o cenário mais comum, e diz ter dados concretos para o demonstrar.

Segundo Stephan Durach, responsável pela experiência de utilizador da BMW, a ideia de que a maioria dos condutores depende do CarPlay ou Android Auto para navegação é um mito. Embora muitos digam que usam Apple Maps, Google Maps ou Waze em todas as viagens, os números da BMW mostram outra realidade.
A marca recolhe dados anónimos de utilização de cerca de 10 milhões de veículos, e diz que as conclusões mostram que os condutores de BMW usam muito mais o sistema de navegação integrado do que o CarPlay ou Android Auto. Ao contrário dos sistemas de navegação do passado, os sistemas modernos são rápidos, ligados à internet e com actualizações de trânsito em tempo real, reduzindo a necessidade de usar apps no smartphone.

Isto não significa que o CarPlay não seja utilizado. Os dados da BMW mostram que os condutores ligam o seu telemóvel, mas usam-no sobretudo para mensagens e comunicação. Enquanto rivais como a GM e a Tesla eliminam completamente estas integrações, e marcas como a Aston Martin apostam no CarPlay Ultra em todos os ecrãs, a BMW prefere uma via intermédia: disponibiliza o CarPlay, mas confia que o seu próprio software é suficientemente bom para dispensar o telemóvel na navegação.

Dito isto, continuo a não dispensar o uso do Waze a partir do instante em que me sento no carro e o pouso no suporte - ao ponto de ter isso automatizado.

3 comentários:

  1. A rede de usuários do Waze alimentando as informações instantâneas em tempo real de tráfego, condições do tempo e alertas de perigos é efetiva e não tem igual.

    ResponderEliminar
  2. Pensando bem, acredito que terão alguma razão - e até já vinha aqui para um "Ah sim? Show me the data!".

    Apesar de não ser apologista dos fabricantes re-inventarem a roda e implementar os seus próprios mapas, a realidade é que mesmo que a solução seja sofrível, acaba por "vencer" pela practicalidade: liga-se o sistema e está logo ali, disponibilidade imediata sem necessidade de ligações manhosas, menus e consfigurações no sistema e no smartphone, etc.
    A indústria já mostrou por diversas vezes que o melhor sistema acaba por ser o mais disponível, semples e practico de usar, apesar de muitas vezes não ser de longe o melhor, mais completo ou eficiente.

    Alám disso, basta termos a percepção que a maioria da malta mais entradota e com menos aptidão para as tecnologias nem sequer liga o telefone ao bluetooth (preferem andar com ele colado ao ouvido?). Seja porque "quero lá saber dessas modernices" ou simplesmente porque carregar em meia dúzia de botões/menus ou ler a meia página de um manual é trabalho e complicação a mais.

    Pelo menos a BMW dá o direito a escolha (por enquanto), o que evita termos que andar com telemoveis colados a suportes, e inutilizar o painel.

    ResponderEliminar
  3. Eu uso todos os dias o android auto e vejo no transito a maioria dos carros com android auto/carplay a trabalhar...

    ResponderEliminar