2025/09/11

Etiqueta da UE mostra que iPhone 17 e Air falham na durabilidade e reparabilidade

Os novos iPhone 17 e iPhone Air mostram algumas fragilidade nas etiquetas de eficiência, resistência, e longevidade da UE.

Os smartphones vendidos na União Europeia passaram a ser sujeitos a testes que avaliam durabilidade, autonomia da bateria e reparabilidade. O objectivo é dar mais transparência e informação ao consumidor, e os novos iPhone 17 já foram avaliados (iPhone 17 Pro Max e iPhone Air).

O iPhone 17 Pro Max recebeu a classificação Classe B nos testes de queda, resistindo a 180 quedas. Fica atrás do Galaxy S25 Ultra e do Pixel 10 Pro XL, ambos Classe A, capazes de aguentar 270 quedas. Já na reparabilidade, o iPhone obteve apenas Classe C, igual ao Galaxy mas pior que o Pixel, que ficou com Classe B. Ainda assim, é uma melhoria face ao iPhone 16 Pro Max, que só resistia a 90 quedas e tinha sido avaliado como Classe C.
[iPhone 17 Pro Max - Galaxy S25 Ultra - Pixel 10 Pro XL]

Onde a Apple se destacou foi na eficiência energética. O iPhone 17 Pro Max alcançou Classe A e uma autonomia de 53 horas. Em comparação, o Galaxy S25 Ultra ficou nas 44:54h e o Pixel 10 Pro XL nas 48:39h, ambos Classe B. No entanto, a bateria do Galaxy é certificada para 2.000 ciclos de carga, enquanto a do iPhone e do Pixel se ficam pelos 1.000 ciclos. O mais compacto iPhone Air também se saiu bem, com 40 horas de autonomia e classificação Classe A em eficiência, mas novamente limitado a 1.000 ciclos.
[iPhone Air - Galaxy S25 Edge - iPhone 16 Pro Max]

Na resistência física, o Air iguala o Pro Max com Classe B em quedas e Classe C em reparabilidade. Já o seu concorrente directo, o Galaxy S25 Edge, conseguiu Classe A nas quedas, embora também com Classe C em reparabilidade.

Apesar destas melhorias, a Apple continua a contestar o processo de testes da UE, argumentando que os métodos são demasiado "vagos", que a amostra é demasiado reduzida (apenas 5 unidades - a Apple queria que fossem pelo menos 30), e que os resultados não reflectem o desempenho no mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)