2025/09/09

Hackers infectam pacotes npm com 2.6B de downloads semanais

Um novo ataque "supply chain" afectou pacotes npm bastante populares com mais de 2.6 "biliões" de downloads por semana.

Um ataque supply chain atingiu pacotes npm extremamente populares, descarregados mais de 2 mil milhões de vezes por semana, depois de hackers comprometerem a conta de um programador via phishing.

O alvo principal foi Josh Junon (qix), cujas contas foram sequestradas após ele receber um email falso de actualização de 2FA, enviado de um domínio que imitava o npmjs.com. A mensagem ameaçava bloquear a sua conta num prazo de poucos dias, induzindo o clique no link malicioso. Outros programados também receberam o mesmo email.

Após assumirem o controlo, os atacantes injectaram código malicioso nos pacotes npm a que eles tinha acesso. O malware actua no browser, interceptando transacções de criptomoedas (Ethereum, Bitcoin, Solana, Tron, Litecoin e Bitcoin Cash), desviando os fundos para carteiras dos hackers.
Entre os pacotes npm afectados estão: debug (357.6M downloads/semana), chalk (299.99M), ansi-styles (371,41M) e supports-color (287.1M), entre outros. A NPM já removeu algumas versões maliciosas, mas especialistas alertam que apenas instalações recentes durante o período de ataque (que foi de cerca de 2 horas) e com dependências vulneráveis foram afectadas.

A Aikido Security descreve o ataque como perigoso, pois opera em múltiplas camadas: altera conteúdo de sites, manipula chamadas de API e modifica transacções no browser sem que o utilizador perceba. Este incidente é mais um de uma série de ataques supply chain que têm visado pacotes JavaScript populares nos últimos meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)