Depois de quase duas décadas, a Microsoft está a preparar-se para fazer regressar uma funcionalidade que que muitos utilizadores têm pedido ao longo dos anos: a possibilidade de usarem vídeos como wallpaper nos seus Windows. A novidade foi descoberta nas versões de desenvolvimento mais recentes do sistema, onde é possível definir ficheiros MP4, MOV, AVI, WMV, M4V ou MKV como fundo do ambiente de trabalho. Assim, o vídeo é reproduzido sempre que o utilizador acede ao desktop, sem necessidade de recorrer a aplicações externas.
A ideia não é nova. O Windows Vista chegou a oferecer algo semelhante em 2007 através do DreamScene, exclusivo da edição Ultimate. No entanto, a Microsoft deixou cair essa capacidade nas versões seguintes do seu sistema operativo, obrigando os fãs a usar soluções de terceiros, como o Wallpaper Engine ou o Lively Wallpaper.
It looks like Microsoft is working on bringing native video wallpaper support to Windows 11! Welcome back, DreamScenes https://t.co/8bHYHiF4V6 pic.twitter.com/pqmjxZWfNq
— Zac Bowden (@zacbowden) September 20, 2025
Com esta mudança, a configuração de um vídeo como papel de parede será tão simples como escolher uma imagem, tornando o processo rápido e directo. Ainda não é claro o impacto que a reprodução contínua poderá ter na autonomia de portáteis ou no desempenho geral, mas o facto de estar a ser desenvolvido como opção é visto como um passo positivo.Windows DreamScene is back! Hidden in the latest Windows 11 Dev/Beta build (26x20.6690) is built in support for setting video files like .mp4 as your desktop background: pic.twitter.com/B4vdtfvqSc
— phantomofearth 🌳 (@phantomofearth) September 20, 2025
É certo que este tipo de coisa tem o potencial para criar verdadeiros "desastres" a nível de usabilidade do sistema, mas o uso de um background com movimentos subtis pode revelar-se bastante interessante (até para mim, que tradicionalmente opto pelo fundo de cor sólida, sem imagens).


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)