2025/10/20

Acidente mortal com Xiaomi SU7 Ultra reacende discussão sobre portas electrónicas

Um Xiaomi SU7 Ultra incendiou-se após um acidente, aparentemente inutilizando o sistema de abertura das portas.

Um acidente grave com um Xiaomi SU7 Ultra em Chengdu, a maior cidade do oeste da China, terminou em tragédia depois de o veículo se incendiar ao colidir com o separador central. Nos vídeos é possível ver vários condutores a parar para tentarem prestar auxílio, mas sem que tenham conseguido abrir as portas - tentando desesperadamente, mas sem sucesso, partir os vidros.

Como será de imaginar, este caso vem dar mais destaque às questões sobre os sistemas de portas electrónicos que se têm popularizado nos últimos anos, em que os sistemas de abertura mecânicos têm sido substituídos por sistemas com actuação electrónica que, em caso de falha total de energia (ou de acidentes como este) podem deixar os utilizadores sem capacidade de abrir as portas. Até ao momento, as autoridades locais e a Xiaomi Auto não emitiram qualquer comunicado oficial sobre as causas do acidente ou o que se terá passado com as portas - mas o impacto fez-se sentir desde logo, com as acções da Xiaomi a terem caido mais de 6% após este acidente. Este é o segundo acidente fatal envolvendo um modelo SU7, depois de um ocorrido em Março ter resultado na morte de três estudantes universitárias.


Mesmo já não chegando a tempo de fazer diferença neste caso, a China está a preparar nova legislação de segurança para os puxadores das portas nos automóveis, precisamente com o intuito de combater os sistemas de actuação puramente electrónicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)