2025/10/30

Android 16 acelera actualizações de apps

O novo sistema "seamless app updates" torna a actualização de apps praticamente imperceptíveis no Android 16.

O Android 16 vai tornar as actualizações de aplicações mais rápidas e menos intrusivas, graças a uma nova funcionalidade chamada "seamless app updates". Esta melhoria reduz drasticamente o tempo em que uma app fica bloqueada durante o processo de actualização, passando de vários segundos para apenas alguns milissegundos.

Durante a instalação de uma actualização, o sistema operativo suspende e bloqueia temporariamente a app para impedir que seja executada, evitando erros enquanto os ficheiros são substituídos. Embora a maioria das actualizações seja rápida, algumas podem demorar vários segundos, deixando a app inacessível e, em certos casos, afectando outras que dependam dela.
Com o Android 16, a Google ajustou o processo para que esse período seja praticamente eliminado. A mudança está na forma como o sistema efectua a compilação antecipada (AOT) - o mecanismo que converte o código das apps em código nativo antes da execução, melhorando o desempenho e o tempo de arranque. Antes, essas optimizações eram realizadas durante o período em que a app estava suspensa, prolongando o tempo de indisponibilidade. Agora, são executadas mais cedo no processo de instalação, não interrompendo o uso da app, que passa a ficar bloqueada apenas durante os breves instantes em os ficheiros antigos são substituídos pelos novos, algo que é feito em milissegundos.

Embora a Google não tenha revelado todos os detalhes técnicos, o efeito prático e visível para os utilizadores é o de que as actualizações se tornam praticamente instantâneas, mesmo em apps grandes ou do sistema. Uma daquelas coisas que já deveria ter sido feita há muito (com o hardware actual não há qualquer desculpa para que existam operações que "bloqueiem" os utilizadores durante longos segundos, ou minutos) mas que se pode apreciar que finalmente chegue.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)