2025/10/02

F-Droid contra registo obrigatório da Google para apps Android

O F-Droid não vê com bons olhos as novas regras da Google que vão dificultar a instalação de apps de fora da Play Store oficial.

O F-Droid, o maior repositório de apps open source para Android, alerta que as novas restrições da Google ao sideloading podem ditar o fim do projecto. A Google anunciou o lançamento de um programa de verificação que irá bloquear a instalação de apps não registadas na maioria dos dispositivos Android.

As novas regras obrigam qualquer developer que distribua apps fora da Play Store a registar a sua identidade junto da Google. O F-Droid considera que isto coloca em risco os developers independentes e de código aberto, já que muitos programadores oferecem o seu trabalho gratuitamente e não estarão dispostos, ou não terão condições, para pagar taxas de registo à Google. Há mais de 15 anos que o F-Droid compila e distribui apps open source sem recorrer a publicidade ou tracking. A equipa afirma que não pode obrigar os developers a registarem-se na Google nem assumir o controlo dos identificadores das apps em seu nome, o que equivaleria a retirar aos autores os seus direitos de distribuição. Para o F-Droid, esta medida pouco tem a ver com segurança, sendo apenas uma forma de reforçar o monopólio da Google sobre a distribuição de apps, mesmo depois das decisões em tribunal que a obrigaram a abrir a Play Store à concorrência.

O projecto apela à intervenção dos reguladores nos EUA e na União Europeia, pedindo que apliquem leis como o Digital Markets Act para garantir que os utilizadores mantêm o direito de instalar livremente software nos seus dispositivos. O programa piloto de verificação da Google arranca já este mês em alguns países, com as restrições a serem alargadas a nível global até 2027.

3 comentários:

  1. Já a algum tempo que a Google não é mais aquela empresa cheia de boas intenções , é um gigante há muitos anos e também há muitos anos que estende as suas garras , que ninguém tenha dúvidas, a Google é outra Apple , se não existissem regras impostas já há muito que os cadeados estavam a proliferar.

    ResponderEliminar
  2. Porque o Android (código aberto) continua imensamente "dependente" da Google?.

    Será pelos app's Google amplamente utilizados ou meramente pela questão da loja Google Play?.
    Sem dúvida um tema controverso...

    Pessoalmente, passava bem com um Android customizado (por um qualquer fabricante da minha preferência) ao qual adicionaria uma qualquer loja de app's Android (também à minha escolha, tal como é proposto para o browser) para que pudesse baixar, somente, os aplicativos que deseja-se.

    Em outra vertente, estou a favor da pré-instalação de app's no dispositivo que permitam baixar o custo do mesmo, porém, que estes sejam facilmente passíveis de desinstalação.

    Caminhar para ficar-mos reféns de uma empresa (como no IOS) é que nem pensar.

    ResponderEliminar
  3. Isto é uma autêntica rolha.
    Apenas sobreviverão os grandes, e esses obviamente que não irão publicar as suas aplicações em formato código aberto.

    A comunidade Open Source tem de se unir em torno de um formato baseado em algo do género do projeto que a Canonical pretendeu fazer com o Ubuntu.

    Não haverá outra forma de poder ficar plenamente autónomo e livre.

    ResponderEliminar