2025/11/13

Amazon bloqueia apps pirata no Fire TV Stick

A Amazon lança nova etapa na luta contra o streaming ilegal no Fire TV Stick, bloqueando apps associadas à pirataria tanto em dispositivos novos como antigos.

Voltando a trazer à tona a questão sobre se os consumidores são realmente donos dos produtos que compram, os donos dos Fire TV Stick arriscam-se a descobrir que as apps que tinham a funcionar podem ter sido bloqueadas.

Durante anos, o Fire TV Stick - tal como outros dispositivos semelhantes - tornou-se popular entre quem faz sideload de apps para ver streams ilegais de filmes, séries, e outros. O objectivo é travar a instalação de apps que oferecem acesso barato e não autorizado a desporto e outros conteúdos premium. Ao contrário de outros tipos de restrição, como a geolocalização, aqui estamos a falar de bloqueios ao nível do próprio dispositivo, que não pode ser facilmente contornado através do uso de algo como uma VPN.

A mudança coincide com o lançamento do Fire TV Stick 4K Select, o primeiro modelo a correr Linux em vez de Android, tornando-o mais difícil de modificar. Além disso, este modelo só permite instalar apps da Amazon Appstore.

Um estudo recente indica que, só no Reino Unido, cerca de 4.7 milhões de pessoas admitiram ver desporto ilegalmente em 2025, mais 200 mil do que há dois anos. Os dispositivos tipo Fire Stick são agora o segundo método mais comum, atrás do acesso via sites ilegais.

Arrisco-me a dizer que a multiplicação dos serviços de streaming, em que praticamente cada grande estúdio ou distribuidora quer ter o seu próprio serviço, a par dos aumentos incessantes (e muitas vezes substanciais) das mensalidades também terá algum peso nisto. Uma triste demonstração que coloca um ponto final na era em que a pirataria tinha descrescido substancialmente, quando se tinha apenas um ou dois serviços de streaming, com mensalidades que os consumidores consideravam aceitáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)