2025/11/13

Google vai manter sideloading no Android para utilizadores avançados

A Google disse que irá manter um método de sideloading no Android - destinado a utilizadores avançados.

Depois das preocupações com a exigência de que o Android só permitiria a instalação de apps de developers devidamente identificados, a Google parece estar receptiva a manter a capacidade de sideloading, mas orientada apenas para os utilizadores avançados. Após fortes críticas de developers e utilizadores avançados, a empresa anunciou que vai permitir que "utilizadores experientes" instalem apps criadas developers não verificados, através de um novo processo chamado "advanced flow".

Em Agosto, a Google tinha revelado planos para bloquear a instalação de apps de programadores não verificados a partir de 2026 - uma medida de segurança que gerou indignação na comunidade Android, que viu nela uma tentativa de acabar com o sideloading, uma das maiores liberdades do sistema operativo. Agora, a empresa promete uma forma mais simples e segura de instalar apps externas, sem depender do ADB (Android Debug Bridge), que seria o único método para o fazer. O novo "advanced flow" destina-se a utilizadores com maior conhecimento técnico e "maior tolerância ao risco". Segundo a Google, o processo incluirá avisos claros e detalhados para garantir que o utilizador compreende os riscos antes de continuar.

A Google diz também que o sistema será "resistente à coerção", visando impedir que burlões convençam vítimas a ignorar verificações de segurança e activar esse modo para instalar apps maliciosas. Ainda assim, embora o design final ainda não tenha sido mostrado, a Google assegura que este novo processo será muito mais simples do que usar o ADB, que exige ligar o telemóvel a um computador e aceder à linha de comandos.
Paralelamente, a empresa começou a enviar convites de acesso antecipado a programadores que distribuem apps fora da Play Store para que verifiquem a sua identidade antes da entrada em vigor das novas regras no próximo ano. Os programadores independentes começaram a receber convites a 3 de Novembro, enquanto os que publicam na Play Store começarão a recebe-los a partir de 25 de Novembro de 2025.

A Google diz também que irá criar um novo tipo de conta para programadores amadores e estudantes, com menos exigências de verificação e isenta da taxa de registo de 25 dólares. Estas contas não poderão publicar apps em lojas, mas permitirão criar apps e distribui-las para um número limitado de dispositivos, para permitir os testes e aprendizagem sem a imposição das novas regras.

Parece ser um bom compromisso, para manter a "abertura" do Android - mesmo que a maioria das pessoas opte por se manter exclusivamente dentro da Play Store ao instalar apps. É que é bem diferente fazer isso de forma voluntária, ou por se ser obrigado e sem alternativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)