2025/12/25

Waymo explica bloqueio durante apagão em São Francisco

Os carros autónomos da Waymo ficaram encravados durante um apagão em São Francisca, levantando questões quanto à sua autonomia.

A Waymo explicou porque é que vários dos seus robotáxis ficaram bloqueados em cruzamentos durante o apagão eléctrico que atingiu São Francisco no passado fim de semana. Segundo a empresa, o problema não se deveu a qualquer falha do sistema de condução autónoma, mas sim um excesso de cautela que acabou por gerar congestionamentos inesperados.

Em teoria, os veículos da Waymo tratam semáforos desligados como paragens de quatro vias, tal como os condutores humanos devem fazer. No entanto, durante o apagão, muitos carros pediram uma "verificação de confirmação" à equipa de apoio remoto da empresa para validar a decisão. Como o corte de energia afectou uma grande área ao mesmo tempo, houve um pico de pedidos que fez com que vários robotáxis ficassem parados à espera de resposta.

A Waymo diz que este sistema de confirmação foi criado numa fase inicial do serviço, por excesso de cautela, mas que já não faz sentido existir nesta fase. A Waymo vai lançar uma actualização que dá mais contexto ao sistema sobre falhas regionais de energia, permitindo que os veículos avancem de forma mais decisiva sem ficarem dependentes de validação humana.

Apesar das imagens virais dos carros bloqueados, a Waymo refere que os seus robotáxis conseguiram atravessar com sucesso mais de 7.000 cruzamentos sem semáforos nesse mesmo dia. Ainda assim, o episódio mostra que a condução autónoma continua a enfrentar desafios imprevisíveis no mundo real. O problema não são os 99% das coisas que fazem bem, mas sim o 1% das coisas que podem não correr tão bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)