2026/02/21

AUDI E7X prepara estreia na China

Na China, a Audi prepara-se para aumentar os modelos da marca "AUDI", com um SUV de luxo de grandes dimensões: o E7X.

A Audi continua a fazer crescer a sua marca renovada para o mercado chinês. Em vez dos tradicionais quatro anéis, a marca lançou uma nova submarca chamada simplesmente AUDI, escrita em letras maiúsculas e dedicada exclusivamente a veículos eléctricos. O mais recente modelo desta aposta é o E7X, um SUV eléctrico de grandes dimensões que já foi apanhado em testes finais antes da estreia oficial.

O projecto nasce de uma parceria com a SAIC Motor, combinando engenharia alemã com tecnologia chinesa. O E7X é o segundo modelo desta colaboração, depois do E5 Sportback. Visualmente, afasta-se bastante dos Audi vendidos na Europa, com uma frente com logótipo iluminado "AUDI", barra de luz contínua, superfícies suaves e puxadores embutidos (algo que poderá ter que mudar em breve). Até as jantes incluem um detalhe curioso - o nome AUDI mantém-se sempre direito, à semelhança do que acontece nos Rolls-Royce.
Em termos de dimensões, trata-se de um SUV com 5.049 mm de comprimento, quase 2 metros de largura e uma distância entre eixos superior a 3 metros. A plataforma totalmente eléctrica possibilita um piso plano e mais espaço interior. A versão base conta com um motor traseiro de 402 cv (300 kW), enquanto a variante Quattro adiciona um segundo motor para tracção integral e 671 cv (500 kW), permitindo atingir 230 km/h.

As baterias disponíveis são de 100 kWh ou 109.3 kWh, oferecendo autonomias estimadas entre 615 km e 751 km (no optimista ciclo chinês). Graças à arquitectura elétrica de 800V, o carregamento rápido permite recuperar cerca de 320 km em apenas 10 minutos. No interior, espera-se um ecrã 4K de 27" a dominar o tablier, assistente AI integrado, e opção de espelhos digitais com câmaras. O E7X fará a estreia oficial no Salão Automóvel de Pequim 2026, a 24 de Abril, e para já é exclusivo do mercado chinês - embora não fique posta de parte uma futura expansão para o mercado internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)